21 de abr de 2010

projeto parlendas

PROJETO: PARLENDAS


Bloco de Conteúdo
Língua Portuguesa

Conteúdo
Produção de Textos

OBJETIVOS
- Favorecer situações de escrita com base em textos memorizados.
- Possibilitar a reflexão sobre o sistema alfabético.

Conteúdo
- leitura e escrita
Público alvo
1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
Tempo estimado
Indeterminado. Vai variar de acordo com o desenrolar do projeto eo interesse da turma pelo mesmo.
Material necessário
Livros de parlendas, canetas coloridas, giz de cera, lápis preto e letras móveis.

Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente parlendas aos alunos e conte que farão um livro com esse tipo de texto para apresentar aos demais colegas da escola. Leia uma delas, pergunte se conhecem outras e inicie a escrita de uma lista coletiva das conhecidas. Nos dias seguintes, apresente novamente os textos.

2ª etapa
Divida a classe em grupos. Distribua um conjunto com as letras móveis necessárias para a escrita da parlenda para cada grupo da sala. Peça que contem quantas letras receberam e confirmem a quantidade. Retome a parlenda oralmente e anuncie qual será o primeiro trecho a ser escrito. Enquanto observa as produções, faça perguntas que promovam a reflexão sobre a própria escrita: "Com qual letra começaram a escrever o trecho da parlenda?", "O nome de algum aluno pode ajudar nessa escrita?". Peça que leiam o que escreveram - essa intervenção é fundamental para que ajustem a fala à escrita.

3ª etapa
Forme duplas para a escrita de outra parlenda. A escrita será em conjunto, por isso cada criança deve colocar uma letra de cada vez, anunciando ao parceiro o que já está escrito para que este dê continuidade. Distribua as letras e relembre oralmente a parlenda. Faça intervenções: “Quantas letras deve ter esse pedaço?”, “Com qual letra deve terminar o verso?”. Peça que leiam cada trecho escrito para que reflitam e reorganizem as hipóteses iniciais.

4ª etapa
Após a escrita das parlendas, crie com a turma o título da coletânea, escrevendo-o no quadro negro.

5ª etapa
Monte os livros e distribua-os aos alunos. Peça que cada um coloque seu nome, inicie a ilustração da capa e escreva o título combinado.

6ª etapa
Proponha a escrita coletiva do convite para o lançamento do livro, destinado a alguma turma da escola. No dia marcado, divida a sala em grupos. Cada um recitará uma parlenda.

Produto final
Livro com parlendas eleitas pelo grupo.

Avaliação
Observe se os alunos aprofundaram seus conhecimentos a respeito do sistema de escrita. Eles reviram suas escolhas com base nas intervenções e da parceria com os colegas?







"O JABUTI E A FESTA NO CÉU"

  TODOS OS ANIMAIS FORAM CONVIDADOS PARA UMA FESTA NO CÉU.
O JABUTI TAMBÉM QUERIA IR, MAS COMO FAZER, SE NÃO PODIA VOAR?
  COMO NINGUÉM QUERIA LEVÁ-LO, ESCONDEU-SE DENTRO DA VIOLA DO URUBU, QUE VOOU PARA O CÉU SEM PERCEBER NADA.
  ASSIM, O JABUTI CONSEGUIU CHEGAR A FESTA DISFARÇADAMENTE.
 -VIM A VOAR, CLARO! DISSE ELE A QUEM SE ESPANTOU.
O BAILE FOI ATÉ DE MADRUGADA.
  QUANDO A FESTA ACABOU, O JABUTI ESCONDEU-SE DE NOVO. MAS NO MEIO DO VOO ELE SE MEXEU E O URUBU PERCEBENDO, VIROU A VIOLA.
  ENTÃO O JABUTI DESPENCOU CÉU ABAIXO E COMEÇOU A GRITAR:
  -PEDRAS, PAUS, SAIAM DO MEU CAMINHO QUE EU TÔ CAINDO!
  -MAS ENTÃO, NÃO SABE VOAR? – PERGUNTOU O URUBU, QUANDO O JABUTI SE ESPATIFOU NO CHÃO.
  DEUS, COM PENA DO POBRE BICHO, COLOU SEU CASCO QUE FICOU PARECENDO UMA COLCHA DE RETALHOS.