14 de jan de 2013

Período de Adaptação-Sugestões de atividades-Profª Gr@ç@-02/2013


Período de Adaptação- Sugestões de atividades
Profª  Gr@ç@ 02/2013


IV

V

1° Ano
Ajudar na elaboração da rotina diária da classe.
Ø  
Ø  
Ø  

Ajudar na organização da sala.

Ø  
Ø  

Bingo de formas e cores

Ø  
Ø  

Caixa do Segredo; O que estou fazendo; Brincando com Bambolês; Atenção***Concentração***; O Banho
Ø  
Ø  
Ø  

Caixa dos Cartões

Ø  
Ø  

Calendário.

Ø  
Ø  

Caminhos diferentes: andar sobre linhas traçadas no chão.
Ø  
Ø  
Ø  

Cantar fazendo mímicas.
Ø  
Ø  
Ø  

Chamada dos alunos pelo crachá – Atividade: Identificação do próprio nome

Ø  
Ø  

Chamada oral dos alunos pelo nome.
Ø  
Ø  
Ø  

Colagem com papel rasgado criando composições e cenas (folhas de revistas, jornais, papel fantasia, de seda, crepom e outros).
Ø  
Ø  
Ø  

Colocar várias sucatas e materiais (pinos mágicos, blocos lógicos, etc.) para que agrupem conforme suas semelhanças e/ou características (classificação).

Ø  
Ø  

Contagem dos alunos: meninos/meninas/total.

Ø  
Ø  

Conversar com os coleguinhas, contando sobre os acontecimentos vividos no seu dia-a-dia, casos e histórias ouvidas em casa dos pais e avós.
Ø  
Ø  
Ø  

Dobraduras.

Ø  
Ø  

Escrita do nome ou montagem do mesmo através das letras móveis.

Ø  
Ø  

Estabelecer regras juntamente com as crianças sobre os “combinados” (o que a criança pode ou não fazer). Colocar os “combinados” num mural na sala de aula para serem sempre lembrados através da pseudoleitura. Tipos de combinados: Combinados de higiene, combinados do parque, combinados do lanche; Uso dos materiais.
Ø  
Ø  
Ø  

Exercícios motores: Rolar no chão, subir e descer escadas, saltar pequenos obstáculos como: caixas, pedaços de madeira, pneus etc.
Ø  
Ø  
Ø  

Fazer “relax”: deitando-se no chão para ouvirem CDs de histórias ou músicas (armário de aço). Esta atividade é recomendada para ser feita após o recreio.
Ø  
Ø  
Ø  

Folhear revistas e livros de histórias para nomear figuras, personagens, figuras conhecidas, descrever gravuras, contar histórias etc.
Ø  
Ø  
Ø  

Identificação do corpo e suas partes: placas de madeira (armário: sala dos professores).
Ø  
Ø  
Ø  

Identificação do nome: Identificar sua ficha ou crachá entre as fichas dos colegas.

Ø  
Ø  

Jogo da mímica: imitando animais, expressões fisionômicas (triste, alegre, chorando, rindo).
Ø  
Ø  
Ø  

Jogo do Tabuleiro: adição de quantidades (armário: sala dos professores).


Ø  

Jogo do trava-línguas.


Ø  

Jogos da memória, bingo, dominó, com os nomes próprios dos alunos e figuras conhecidas.

Ø  
Ø  

Jogos de encaixe e de pareamento: latas e tampas, caixas e tampas, lápis e borracha, garfo e colher, meias e sapatos etc.
Ø  
Ø  
Ø  

Jogos e Brincadeiras Tradicionais: batata-quente, morto-vivo, corre-cutia, bola ao túnel, coelhinho sai da toca, dança das cadeiras, o chefinho mandou, estátua, A história da serpente, corrida do Jornal, Toalha no Varal, Telefone sem fio.

Ø  
Ø  

Jogos e Brincadeiras: Dono da rua, O gavião e os pintinhos, A salada, Pesque a Bola, A família dos Animais; Buscar a sua Dupla

Ø  
Ø  


Jogos e Brincadeiras: Mãe Corrente; Nome com Movimento: Quem falta? Pata, Pato, Oca; Corrida do Revezamento; Saltar Arcos; Pega o Rabo; Passe Rápido; Corrida das Assinaturas; Corrida de amarrar e desamarrar; Bola por baixo da Corda.

Ø  
Ø  

Jogos Integrados (matemática): Segure a bola; Toca do lobo; Perna de pau; Pé de gigante; Mamãe posso ir? Combinados.

Ø  
Ø  

Jogos matemáticos: Tire a sorte e Jogo das Laranjas - Associação quantidade X quantidade

Ø  
Ø  

Jogos utilizando os crachás ou a ficha com os nomes: bingo, quebra-cabeça e pareamento.

Ø  
Ø  

Lista com nomes das crianças da classe


Ø  

Lista com nomes das crianças da classe – Atividade: Fazendo a chamada


Ø  

Lista com nomes das crianças da classe – Atividade: Separando nomes de meninas e meninos.


Ø  

Listas de palavras que comecem com a inicial do seu nome, dos colegas e do professor.

Ø  
Ø  

Memorizar parlendas ou pequenos poemas.

Ø  
Ø  

Modelagem com massa plástica
Ø  
Ø  
Ø  

Mostrar gravuras, fotografias, pedindo que criem histórias.

Ø  
Ø  

Movimentos corporais: sob o comando do professor, movimentar diversas partes do corpo: braço, perna, cabeça etc.
Ø  
Ø  
Ø  

Músicas de ordem de comando.

Ø  
Ø  

Músicas relacionadas à Rotina
Ø  
Ø  
Ø  

Observar sons do próprio corpo (tossir, gritar, rir, bater os pés, bater as mãos, etc.)
Ø  
Ø  
Ø  

Ouvir histórias, comentar a parte de que mais gostou; fazer dramatizações com máscaras, fantoches, mímicas, imitar a voz personagens, de animais.
Ø  
Ø  
Ø  

Passeio pela Escola: conhecimento do espaço físico, das pessoas que atuam e das outras classes.
Ø  
Ø  
Ø  

Pedir a cada criança que fale o seu nome completo, endereço, bairro, telefone.


Ø  

Pintura, modelagem e desenho com fundo musical.
Ø  
Ø  
Ø  

Produção de desenhos no chão com giz colorido e em papel pardo, com lápis de cera.
Ø  
Ø  
Ø  

Produções com pinturas a dedo, pincéis, rolos, esponja, escova, cotonetes, etc.
Ø  
Ø  
Ø  

Recontar pequenas histórias ou contar uma notícia que viu na televisão ou no jornal.

Ø  
Ø  

Recortar ou rasgar de revistas ou jornais palavras que comecem iguais à inicial do nome.

Ø  
Ø  

Registro e construção do nome

Ø  
Ø  

Rodas Cantadas
Ø  
Ø  
Ø  

Trazer de casa os seus brinquedos para a “Hora do Brinquedo”. Espalhar os objetos e brinquedos pela sala e deixar que brinquem à vontade.
Ø  
Ø  
Ø  

Verificação do tempo

Ø  
Ø