1 de jul. de 2013

Roteiro Para Plano de Aula - Passo a Passo


Ao elaborar uma aula, é sempre importante partir do tema que será abordado:

Como escolher um tema de aula?


1º Passo: Tema
Escolha um tema geral para a sua aula;

A escolha do tema pode ser influenciada por um assunto do momento, uma data comemorativa ou mesmo fazer parte da grade curricular padrão.

Em nosso site você pode pesquisar diversos temas, navegando pelo menu lateral ou realizando uma pesquisa na caixa de busca.

Como definir a aplicação do plano de aula?


2º Passo: Série ou turma

É preciso ser identificado para saber qual o tipo de atividade poderá ser aplicado para os alunos de acordo com a sua idade e suas dificuldades;

Quanto tempo deve durar um plano de aula?


3º Passo: Duração

Nem sempre a duração do plano de aula ou de um projeto tem a duração prevista ou recomendada, pode ser que dure mais ou menos, depende muito do tempo e do processo de andamento de cada atividades e das dificuldades da turma, o importante é que vc consiga chegar ao objetivo principal do seu temo escolhido;

Como definir a disciplina do plano de aula?


4º Passo: Disciplina

Qual a matéria escolar que está envolvida com o tema;

Qual o objetivo do plano de aula?


5º Passo: Objetivos de planos de aula

Como todo projeto e plano de aula, o objetivo é a parte central do trabalho, como o nome já diz, é o objetivo que você quer alcançar com os seus alunos.

Importante, nesta etapa do processo, você deverá usar verbos no tempo presente, como:

- Desenvolver a ação coletiva;
- Articular o cotidiano com a vida escolar;
- Despertar o impteresse pelo assunto;
- Instigar o trabalho em grupo;

É importante destacar que os objetivos do plano de aula não precisam ser necessariamente objetivos grandiosos e resultantes em grandes projetos. Uma vez aplicado no ambiente escolar, o objetivo se torna unicamente o aprendizado do conteúdo trabalhado no plano de aula.

Qual o objetivo do plano de aula?


6º Passo: Desenvolvimento

Aqui você vai colocar as suas idéias de como ira desenvolver o tema escolhido, propondo atividades, brincadeiras, jogos, diálogos, como irá utilizar os recursos escolhidos, etc; O plano de aula pode envolver jogos e brincadeiras, tornado o aprendizado mais divertido.

Quais recursos usar  no plano de aula?

7º Passo: Recursos

São materias que você irá utilizar em sala de aula, como: som, livro didático, lápis de cor, cd, quadro negro, materias recicláveis, etc; Vale lembrar que o planejamento desses recursos deve ser feito com antecedência, para garantir que estarão disponíveis.

Como avaliar o plano de aula?

8º Passo: Avaliação

Avaliar qual o desempenho da criança durante o processo de ensino e arendizagem durante a aula. Qual foi a sua meta? Conseguiu alcançá-la? Avalie o trabalho individual e o trabalho em grupo, e qual o conhecimento adquirido por seu aluno durante o projeto.

O que observar no plano de aula?

Observação: Nenhum projeto e nenhum plano de aula é igual ao outro, devemos seguir a exigencia de cada instituição de ensino, se a sua idéia não deu certo, vale a pena improvisar e melhorar, o importante é sempre produzir conhecimento e auto confiança. Imprevistos fazem parte do cotidiano escolar.

É importante que você mesmo tenha um modelo de passo a passo para o plano de aula, isso ajudará na elaboração de projetos ao longo do tempo, você adquire mais experiência e acumula idéias para as próximas vezes que precisar montar um plano de aula divertido e educativo.

O planejamento escolar é um conjunto de planos de aula, que pode ser elaborado antes ou durante o ano letivo, mas não deve ser fixo e seguido a risca, ele deve atender ao seu contexto escolar.

Vale lembrar que, principalmente para a educação infantil, alguns planos de aula estarão presentes todos os anos, como no caso de datas especiais.

Então vale a pena ao longo do ano ir coletando idéias para as aulas sobre o dia da mulher, dia dos pais, festas juninas e outras atividades para datas comemorativas.

Alguns temas são recorrentes em várias etapas da vida escolar do aluno, como as disciplinas de português e matemática, então podem ser projetos de médio a longo prazo. Outros temas recorrentes como meio ambiente podem ser tratados como planos de aula escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE VC ESTÁ ACHANDO DO MEU BLOG...
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM!!!
OBRIGADA!!!