PROJETO
LITERATURA E ALFABETIZAÇÃO
CHAPEUZINHOS COLORIDOS
(José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta
Ilustração: Marília Pirillo)
AUTORES:
PROFª MARIA DAS GRAÇAS SANT’ANNA DE SOUSA
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.
INTRODUÇÃO:
Assumindo como objetivo
principal nas turmas de 1º do Ensino
Fundamental a ação de alfabetizar
e letrar, com vista à integração na
vida social, essa proposta de trabalho foi organizada com os seguintes
componentes do processo de ensino e aprendizagem:
•Desenvolvimento da linguagem
falada;
•Apropriação do sistema de escrita;
•Compreensão e valorização da
cultura escrita;
•Leitura;
Propomos também, a
produção de um texto coletivo que será construído através da participação dos
alunos contribuindo para a construção de uma música para o lobo e a criação
de uma chapeuzinho cuja cor será escolhida por votação dentre as cores
propostas e que também terá uma música texto criada coletivamente
Essa produção coletiva irá se
transformar em um pequeno livro para os alunos, porque, conforme descrito nas
proposições curriculares “a escrita de textos pode acontecer antes mesmo da
conquista do princípio alfabético,
porque a produção
escrita pode contribuir
para essa conquista e porque
a elaboração de textos
escritos favorece o desenvolvimento das capacidades relativas
à textualidade.”
DESENVOLVIMENTO:
Antes de iniciar a contação das histórias
do livro fizemos uma breve relação com a
história da
“Chapeuzinho Vermelho”, devido
a semelhança do
título e imagens
da capa. Após relembrar fatos marcantes do clássico “Chapeuzinho
Vermelho”, iniciamos a leitura dos textos.
Como o livro possui seis histórias
diferentes, combinamos de ler uma história por semana.
A leitura seria feita pela
professora, em seguida, seriam apresentadas as imagens da mesma para
apreciação e discussão do texto lido.
Serão realizadas atividades diversas
de construção da base alfabética com as músicas cantadas por cada personagem
das histórias.
OBJETIVOS:
Compreensão e produção de textos
orais
Capacidades básicas:
• Compreender textos orais de
diferentes gêneros, em diferentes situações comunicativas.
• Produzir textos orais de
diferentes gêneros, com adequação à situação comunicativa.
Ouvir com compreensão a leitura de
obras literárias (letra de canção, poema, história, conto de fada, lenda,
fábula etc.).
Participar das interações orais em sala
de aula, com liberdade, desenvoltura e polidez, ouvindo os outros e
aguardando sua vez de falar.
Recontar oralmente histórias ouvidas
ou lidas.
Expressar, oralmente, com clareza, a
compreensão de textos orais ouvidos e lidos.
Apropriação do sistema de escrita
Capacidade básica:
Compreender a natureza
alfabético-ortográfica da escrita da Língua Portuguesa.
Compreender a orientação e o
alinhamento da escrita da língua portuguesa.
Compreender a função de segmentação
dos espaços em branco.
Reconhecer unidades fonológicas como
sílabas, rimas, terminações de palavras etc.
Conhecer e identificar as letras do
alfabeto.
Leitura
Capacidades básicas:
Ler e compreender textos de
diferentes gêneros textuais.
Posicionar-se criticamente diante de
textos lidos.
Desenvolver atitudes e disposições
favoráveis à leitura.
Ler obras literárias com gosto e
compreensão.
Reconhecer palavras globalmente.
Decodificar palavras.
Antecipar conteúdos de textos a
serem lidos, a partir do suporte, do
gênero, do contexto de circulação, de conhecimentos prévios sobre o tema ou
do título.
Levantar e confirmar hipóteses
relativas ao conteúdo de passagens diversas do texto que está sendo lido.
Produção de textos escritos
Capacidade básica:
Produzir textos de gêneros variados,
adequados aos objetivos comunicativos, ao interlocutor, ao contexto e ao
suporte de circulação.
AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá no final de
cada atividade realizada ao longo do projeto.
Esse trabalho contribuiu para a
aquisição e apropriação de conhecimentos que favorecem as aprendizagens,
tanto na escrita, quanto na segmentação, leitura autônoma e interpretação,
bem como nos conceitos matemáticos, assim como nos outros direitos
necessários a esta fase dos alunos.
REFERÊNCIAS:
Ler
e Escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor
alfabetizador-2ºano/Secretaria da Ed., FDE, Sonia de G. Jorge... (outros);
adaptação do Material original, Claudia R. Aratangy, Rosalina S. R. De
Vasconcelos, Ivânia P. Almeida. SP: FDE, 2014.
Pacto Nacional pela Alfabetização na
idade certa:Educação Estatística/Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.-Brasília:
MEC,SEB,2014.
Torero, José R. Pimenta, Marcus A. Chapeuzinhos Coloridos. RJ: Objetiva,
2010.
|
Páginas
▼
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE VC ESTÁ ACHANDO DO MEU BLOG...
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM!!!
OBRIGADA!!!