SEQUÊNCIA DIDÁTICA "A GIRAFA
E O MEDE-PALMO"
TEMA: A GIRAFA E O MEDE-PALMOS
TURMA: 1º ano
PERÍODO: Duas semanas (10 dias)
DIREITOS GERAIS:
CIENCIAS
ü Identificar
a diversidade de animais e as características que garantem sua sobrevivência
nos diversos ambientes.
ü Comparar
diferentes animais com relação à alimentação, locomoção, reprodução e ao
habitat.
PORTUGUÊS
ü Compreender e produzir textos
orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos,
e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições
em que os discursos são criados e recebidos.
ü Apreciar e compreender textos do
universo literário (contos, fábulas, crônicas, poemas, dentre outros), levando
se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim
como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura.
MATEMÁTICA
ü NÚMEROS E OPERAÇÕES - Identificar
os números em diferentes contextos e funções; utilizar diferentes estratégias
para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção,
nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua
necessidade. Elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas e
multiplicativas utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições
numéricas e palavras.
ü GRANDEZAS E MEDIDAS - Comparar
grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de
instrumentos de medida adequado com compreensão do processo de medição e das
características do instrumento escolhido.
ü TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO - Ler,
interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes
configurações (do tipo: anúncios, gráficos, tabelas, propagandas),
utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na comunicação, agindo de
forma efetiva na realidade em que vive. Formular questões, coletar, organizar,
classificar e construir representações próprias para a comunicação de dados
coletados.
EIXOS:
PORTUGUÊS
Leitura
ü Compreender textos lidos por
outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos;
ü Reconhecer finalidades de textos
lidos pelo professor ou pelas crianças;
ü Localizar informações explícitas
em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo professor ou outro
leitor experiente;
Produção de texto
ü Planejar
a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros,
planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba.
ü Produzir
e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão
sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações
de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de
gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceito linguístico, dentre outros).
ü
Oralidade
ü Participar de interações orais em
sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de
fala;
ü Analisar a pertinência e a
consistência de textos orais
ü Reconhecer gêneros textuais e
seus contextos de produção;
ü Relacionar
fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as
variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
ü Valorizar
os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais;
MATEMÁTICA
Números e operações
ü Identificar números nos
diferentes contextos em que se encontram em suas diferentes funções: indicador
de quantidade de elementos de uma coleção discreta (cardinalidade); medida de
grandezas (2 quilos, 3 dias, etc); indicador de posição (número ordinal); e
código (número de telefone, placa de carro, etc);
ü Identificar posição de um objeto
ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor;
Grandezas e medidas
ü Selecionar e utilizar
instrumentos de medida apropriados à grandeza a ser medida (por exemplo: tempo,
comprimento, massa, capacidade), com compreensão do processo de medição e das
características do instrumento escolhido;
ü Fazer e utilizar estimativas de
medida de tempo e comprimento.
Tratamento da informação
ü Ler, interpretar e transpor
informações em diversas situações e diferentes configurações (do tipo: anúncio,
gráficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão de fenômenos
sociais e na comunicação, agindo de forma efetiva na realidade em que vive;
ü Interpretar e elaborar listas,
tabelas simples, tabelas de dupla entrada, gráfico de barras para comunicar a
informação obtida, identificando diferentes categorias.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
ü Português;
ü Matemática;
ü Ciências
CONTEÚDOS ABORDADOS:
ü Leitura e interpretação;
ü Oralidade em grupo;
ü Produção textual;
ü Números ordinais;
ü Sequência e ordem;
ü Tabelas e gráficos;
ü Medidas de comprimento (palmo)
LIVRO: A GIRAFA E O MEDE PALMO
Apresentação em Power Point do livro A Girafa e o Mede Palmo,
primeiramente realizado de forma coletiva com a utilização do data show.
Explanação e promoção de questionamentos sobre a utilização das medidas
não convencionais proposta pelo livro, seguido da apresentação de um instrumento
de medida convencional: a régua, a fita métrica e a trena.
Apresentação dos animais presentes na história, bem como, de algumas
características e curiosidades de cada um.
Promoção de resolução de situações problemas do campo aditivo (adição e
subtração) com os animais presentes na história.
Escrita de lista do nome dos animais com a contagem da quantidade de
letras e sílabas.
Levantamento de dados e construção de gráfico de barras do animal
preferido de cada aluno.
Ordenação de forma sequenciada da chegada de cada animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE VC ESTÁ ACHANDO DO MEU BLOG...
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM!!!
OBRIGADA!!!