Cadastramento dos professores alfabetizadores
O eixo principal do PACTO é a formação continuada do professor alfabetizador, por meio de
curso presencial de 2 anos, com carga horária de 120 hs/a por ano. Este professor terá atividades
aplicadas às suas turmas durante o curso.
Requisitos para ser professor alfabetizador
· Ter lecionado em qualquer turma do ensino fundamental em 2012;
· Ser professor de alguma turma do ciclo de alfabetização em 2013 (turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental de nove anos e/ou também em classes multisseriadas);
· Seu nome tem de constar no censo de 2012.
Bolsa e certificado
Este professor receberá uma bolsa, de ajuda de custo, no valor de R$ 200,00.
Todos terão o certificado da universidade.
Professores alfabetizadores que não foram cadastrados no censo escolar de 2012 poderão fazer o
curso. Porém, receberão apenas o certificado da universidade.
Não receberão a bolsa.
Pré-condições para o cadastramento dos professores
· Só os Coordenadores podem cadastrar as turmas de professores alfabetizadores;
· O acesso ao cadastramento de professores no Sispacto só será possível quando a universidade lançar a presença dos Orientadores de Estudo frequentes na etapa inicial de sua formação (curso de 40h);
· A mensagem “Orientador não possui Formação inicial” significa que a universidade ainda não concluiu o registro de frequência dos Orientadores de Estudo;· Assim que as universidades registrarem a presença dos Orientadores de Estudo, o sistema
enviará um e-mail para os Coordenadores iniciarem o cadastramento das turmas dos
professores alfabetizadores.
Passo a passo para o cadastramento dos professores alfabetizadores
1. O Coordenador Local recebe o e-mail informando que é chegada a hora de cadastrar os professores;
2. O Coordenador deve entrar no SisPacto;
3. Dentro do SisPacto deve clicar na aba turmas (ver abaixo);
4. Dentro da aba turmas, clicar no símbolo localizado antes do nome de cada turma (ver a seta
abaixo);
5. Uma nova janela se abrirá (ver abaixo) e o Coordenador poderá cadastrar cada professor de cada turma, clicando no botão inserir professor (ver seta);6. Quando o Coordenador local clica no botão inserir professor, uma nova janela se abre, e nela
aparecem o CPF e o nome de todos os professores cadastrados no censo escolar de sua rede no ano de 2012.
7. Selecionar os docentes, informando e-mail de cada professor. Marcar a turma que este professor alfabetizador está lecionando em 2013. É importante que cada professor tenha um email válido e único. Não utilizar e-mail do coordenador local ou institucional.
8. Na aba Busca Livre por CPF é possível cadastrar professores que não estão no Censo Escolar de 2012, desde que eles estejam em turmas de alfabetização (1º, 2º e 3º ano ou turmas multisseriadas/multietapa) em 2013. Os professores que forem inseridos desta forma terão que frequentar o curso de formação, mas não receberão bolsa de estudo em 2013. Estes professores entrarão no Censo Escolar de 2013. Portanto, em 2014 passarão a receber bolsa de estudo como os demais.
9. Quando forem inseridos professores que não constam do Censo Escolar 2012, é necessário anexar documentação comprobatória de que o professor está em efetivo exercício no ano de 2013 em turmas de alfabetização (1º, 2º e 3º ano ou turmas multisseriadas/multietapa).
· O critério preferencial é montar turmas apenas com professores do 1º ou do 2º ou do 3º ou de turmas multisseriadas. As turmas mistas só serão aceitas onde isto não for possível.
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Cadastramento
|
leitura |
|
análise linguística-apropriação do sistema de escrita alfabética |
|
análise linguística-discursividade,textualidade e normatividade |
|
produção de textos escritos |
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
PNAIC -
DIREITOS DE APRENDIZAGEM - LP
|
COMPREENDER E PRODUZIR
TEXTOS ORAIS E ESCRITOS DE DIFERENTES GÊNEROS, VEICULADOS EM SUPORTES
TEXTUAIS DIVERSOS, E PARA ATENDER A DIFERENTES PROPÓSITOS COMUNICATIVOS,
CONSIDERANDO AS CONDIÇÕES EM QUE OS DISCURSOS SÃO CRIADOS E RECEBIDOS.
|
APRECIAR E COMPREENDER
TEXTOS DO UNIVERSO LITERÁRIO (CONTOS, FÁBULAS, CRÔNICAS,
POEMAS, DENTRE OUTROS) , LEVANDO EM CONTA OS FENÔMENOS DE FRUIÇÃO
ESTÉTICA, DE IMAGINAÇÃO E DE LIRISMO, ASSIM COMO OS MÚLTIPLOS SENTIDOS QUE O
LEITOR PODE PRODUZIR DURANTE A LEITURA.
|
APRECIAR E USAR EM
SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS OS GÊNEROS LITERÁRIOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA
INFÂNCIA, COMO PARLENDAS, CANTIGAS, TRAVA LÍNGUAS.
|
COMPREENDER E PRODUZIR
TEXTOS DESTINADOS À ORGANIZAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO SABER ESCOLAR/CIENTÍFICO (TEXTOS
DIDÁTICOS, NOTAS DE ENCICLOPÉDIA, VERBETES, RESUMOS, RESENHAS, DENTRE OUTROS)
E À ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR (AGENDAS, CRONOGRAMAS,
CALENDÁRIOS, CADERNOS DE NOTAS...).
|
PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE
LEITURA/ESCUTA E PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA DE TEXTOS DESTINADOS À REFLEXÃO E
DISCUSSÃO ACERCA DE TEMAS SOCIAIS RELEVANTES (NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS
DE OPINIÃO, CARTAS DE LEITORES, DEBATES, DOCUMENTÁRIOS...).
|
PRODUZIR
E COMPREENDER TEXTOS ORAIS E ESCRITOS COM FINALIDADES VOLTADAS PARA A REFLEXÃO
SOBRE VALORES E COMPORTAMENTOS SOCIAIS, PLANEJANDO E PARTICIPANDO DE
SITUAÇÕES DE COMBATE AOS PRECONCEITOS E ATITUDES DISCRIMINATÓRIAS (PRECONCEITO
RACIAL, DE GÊNERO, PRECONCEITO A GRUPOS SEXUAIS, PRECONCEITO LINGUÍSTICO,
DENTRE OUTROS).
|
LP -
ORALIDADE
|
ANO 1
|
ANO 2
|
ANO 3
|
PARTICIPAR DE SITUAÇÕES ORAIS EM SALA DE AULA,
QUESTIONANDO, SUGERINDO, ARGUMENTANDO E RESPEITANDO OS TURNOS DE FALA.
|
I / A
|
A / C
|
C
|
ESCUTAR COM ATENÇÃO TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS,
SOBRETUDO OS MAIS FORMAIS, COMUNS EM SITUAÇÕES PÚBLICAS, ANALISANDO-OS
CRITICAMENTE.
|
I / A
|
A / C
|
A / C
|
PLANEJAR INTERVENÇÕES ORAIS EM SITUAÇÕES PÚBLICAS:
EXPOSIÇÃO ORAL, DEBATE, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA.
|
I
|
A / C
|
C
|
PRODUZIR TEXTOS ORAIS DE DIFERENTES GÊNEROS, COM
DIFERENTES PROPÓSITOS, SOBRETUDO OS MAIS FORMAIS COMUNS EM INSTÂNCIAS
PÚBLICAS (DEBATE, ENTREVISTA, EXPOSIÇÃO, NOTÍCIA, PROPAGANDA, RELATO DE
EXPERIÊNCIAS ORAIS, DENTRE OUTROS).
|
I
|
I / A
|
A / C
|
ANALISAR A PERTINÊNCIA E A CONSISTÊNCIA DE TEXTOS
ORAIS, CONSIDERANDO AS FINALIDADES E CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS.
|
I
|
A
|
A / C
|
RECONHECER A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA, VALORIZANDO AS
DIFERENÇAS CULTURAIS ENTRE VARIEDADES REGIONAIS, SOCIAIS, DE FAIXA ETÁRIA, DE
GÊNERO DENTRE OUTRAS.
|
I
|
A
|
A / C
|
RELACIONAR
FALA E ESCRITA, TENDO EM VISTA A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA, AS
VARIANTES LINGUÍSTICAS E OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS.
|
I
|
A
|
C
|
VALORIZAR OS TEXTOS DE TRADIÇÃO ORAL, RECONHECENDO-OS
COMO MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.
|
I / A / C
|
A / C
|
A / C
|
LP -
PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS
|
ANO 1
|
ANO 2
|
ANO 3
|
PLANEJAR
A ESCRITA DE TEXTOS
CONSIDERANDO O CONTEXTO DE PRODUÇÃO:ORGANIZAR
ROTEIROS,PLANOS GERAIS PARA ATENDER A DIFERENTES FINALIDADES,COM AJUDA DE
ESCRIBA.
|
I / A
|
A / C
|
A /C
|
PLANEJAR A ESCRITA DE TEXTOS CONSIDERANDO O CONTEXTO
DE PRODUÇÃO: ORGANIZAR ROTEIROS, PANOS GERAIS PARA ATENDER A DIFERENTES FINALIDADES,
COM AUTONOMIA.
|
I
|
A
|
A / C
|
PRODUZIR TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS, ATENDENDO A
DIFERENTES FINALIDADES, POR MEIO DE ATIVIDADE DE UM ESCRIBA.
|
I / A
|
A / C
|
C
|
PRODUZIR TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS COM AUTONOMIA,
ATENDENDO A DIFERENTES FINALIDADES.
|
I
|
I / A
|
A / C
|
GERAR E ORGANIZAR O CONTEÚDO TEXTUAL, ESTRUTURANDO
OS PERÍODOS E UTILIZANDO RECURSOS COESIVOS PARA ARTICULAR IDÉIAS E FATOS.
|
I
|
I / A
|
A / C
|
ORGANIZAR O TEXTO, DIVIDINDO-O EM TÓPICOS E
PARÁGRAFOS.
|
|
I
|
A / C
|
PONTUAR OS TEXTOS, FAVORECENDO A COMPREENSÃO DO
LEITOR.
|
|
I
|
A / C
|
UTILIZAR VOCABULÁRIO DIVERSIFICADO E ADEQUADO AO
GÊNERO E ÀS FINALIDADES PROPOSTAS.
|
I /A
|
A / C
|
A / C
|
REVISAR COLETIVAMENTE OS TEXTOS DURANTE O PROCESSO
DE ESCRITA EM QUE O PROFESSOR É ESCRIBA, RETOMANDO AS PARTES JÁ ESCRITAS E
PLANEJANDO OS TRECHOS SEGUINTES.
|
I / A
|
A
|
A / C
|
REVISAR AUTONOMAMENTE OS TEXTOS DURANTE O PROCESSO
DE ESCRITA, RETOMANDO AS PARTES JÁ ESCRITAS E PLANEJANDO OSS TRECHOS
SEGUINTES.
|
|
I / A
|
A / C
|
REVISAR OS TEXTOS APÓS DIFERENTES VERSÕES,
REESCREVENDO-OS DE MODO A APERFEIÇOAR AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS.
|
|
I
|
A
|
LP - ANÁLISE LINGUÍSTICA -
1
|
ANO 1
|
ANO 2
|
ANO 3
|
ESCREVER O PRÓPRIO NOME
|
I / A / C
|
|
|
RECONHECER E NOMEAR AS LETRAS DO ALFABETO
|
I / A / C
|
|
|
DIFERENCIAR LETRAS DE NÚMEROS E OUTROS SÍMBOLOS.
|
I / A / C
|
|
|
CONHECER A ORDEM ALFABÉTICA E SEUS USOS EM DIFERENTES GÊNEROS.
|
I / A / C
|
|
|
RECONHECER DIFERENTES TIPOS DE LETRAS EM TEXTOS DE
DIFERENTES GÊNEROS E SUPORTES TEXTUAIS.
|
I / A
|
A / C
|
|
USAR DIFERENTES TIPOS DE LETRAS EM SITUAÇÕES DE ESCRITA DE
PALAVRAS E TEXTOS.
|
I
|
A
|
C
|
COMPREENDER QUE PALAVRAS DIFERENTES COMPARTILHAM CERTAS
LETRAS.
|
I / A / C
|
|
|
PERCEBER QUE PALAVRAS DIFERENTES VARIAM QUANTO AO NÚMERO,
REPERTÓRIO E ORDEM DAS LETRAS.
|
I /A / C
|
|
|
SEGMENTAR ORALMENTE AS SÍLABAS DE PALAVRAS E COMPARAR AS
PALAVRAS QUANTO AO TAMANHO.
|
I /A / C
|
|
|
IDENTIFICAR SEMELHANÇAS SONORAS EM SÍLABAS QUE RIMAM.
|
I /A / C
|
|
|
RECONHECER QUE AS SÍLABAS VARIAM QUANTO ÀS SUAS
COMPOSIÇÕES.
|
I /A / C
|
|
|
PERCEBER QUE AS VOGAIS ESTÃO PRESENTES EM TODAS AS SÍLABAS.
|
I /A / C
|
|
|
LER, AJUSTANDO A PAUTA SONORA AO ESCRITO.
|
I /A / C
|
|
|
DOMINAR AS CORRESPONDÊNCIAS ENTRE LETRAS OU GRUPO DE LETRAS
E SEU VALOR SONORO, DE MODO A LER PALAVRAS E TEXTOS.
|
I / A
|
A / C
|
C
|
DOMINAR AS CORRESPONDÊNCIAS ENTRE LETRAS OU GRUPO DE LETRAS
E SEU VALOR SONORO, DE MODO A ESCREVER PALAVRAS E TEXTOS.
|
I / A
|
A / C
|
C
|
LP - ANÁLISE
LINGUÍSTICA - 2
|
ANO 1
|
ANO 2
|
ANO 3
|
ANALISAR A ADEQUAÇÃO DE UM TEXTO (LIDO,
ESCRITO OU ESCUTADO) AOS INTERLOCUTORES E À FORMALIDADE DO CONTEXTO AO QUAL
SE DESTINA.
|
I / A
|
A / C
|
A / C
|
CONHECER E USAR DIFERENTES SUPORTES
TEXTUAIS, TENDO EM VISTA SUAS CARACTERÍSTICAS: FINALIDADES, ESFERA DE
CIRCULAÇÃO, TEMA, FORMA DE COMPOSIÇÃO, ESTILO, ETC.
|
I / A / C
|
A / C
|
C
|
RECONHECER GÊNEROS TEXTUAIS E SEUS
CONTEXTOS DE PRODUÇÃO.
|
I / A / C
|
I / A / C
|
I / A / C
|
CONHECER E USAR PALAVRAS OU EXPRESSÕES QUE ESTABELECEM A COESÃO
COMO: PROGRESSÃO DO TEMPO, MARCAÇÃO DO ESPAÇO E RELAÇÕES DE CAUSALIDADES.
|
I
|
A
|
A / C
|
CONHECER E USAR PALAVRAS OU EXPRESSÕES QUE RETOMAM COESIVAMENTE O
QUE JÁ FOI ESCRITO(PRONOMES PESSOAIS, SINÔNIMOS E EQUIVALENTES).
|
I
|
A
|
A / C
|
USAR ADEQUADAMENTE A CONCORDÂNCIA E RECONHECER VIOLAÇÕES DE CONCORDÂNCIA
NOMINAL E VERBAL.
|
|
I
|
A / C
|
CONHECER E FAZER USO DAS GRAFIAS DE
PALAVRAS COM CORRESPONDÊNCIAS REGULARES DIRETAS ENTER LETRAS E FONEMAS ( P,
B, T, D, F, V).
|
I / A
|
A
|
C
|
CONHECER E FAZER USO DAS GRAFIAS DE
PALAVRAS COM CORRESPONDÊNCIAS REGULARES CONTEXTUAIS ENTRE LETRAS OU GRUPO DE
LETRAS E SEU VALOR SONORO ( C/QU; G/GU; R/RR; SA/SO/SU EM INÍCIO DE PALAVRAS;
JA/JO/JU; Z INICIAL; O OU U/E OU I EM SÍLABA FINAL; M OU N NASALIZANDO FINAL
DE SÍLABA; NH; Ã E ÃO EM FINAL DE SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS.
|
|
I
|
A / C
|
CONHECER E FAZER USO DE PALAVRAS COM
CORRESPONDÊNCIAS IRREGULARES, MAS DE USO FREQUENTE.
|
|
I
|
A
|
SABER USAR O DICIONÁRIO, COMPREENDENDO
SUA FUNÇÃO E ORGANIZAÇÃO.
|
|
I
|
A / C
|
SABER PROCURAR NO DICIONÁRIO A GRAFIA
CORRETA DAS PALAVRAS.
|
|
I
|
A / C
|
IDENTIFICAR E FAZER USO DE LETRA
MAIÚSCULA E MINÚSCULA NOS TEXTOS PRODUZIDOS, SEGUNDO AS CONVENÇÕES.
|
I
|
A
|
C
|
PONTUAR O TEXTO.
|
|
I
|
A / C
|
RECONHECER DIFERENTES VARIANTES DE
REGISTRO DE ACORDO COM OS GÊNEROS E SITUAÇÕES DE USO.
|
I
|
A
|
C
|
SEGMENTAR PALAVRAS EM TEXTOS.
|
I
|
A / C
|
C
|
|
|
|
oralidade |
|
|
O seu blog é otimo com muitas sugestões de aprendizagem para aplicarmos com nossos alunos.
ResponderExcluir