Plano Anual de Ensino
1º ano
OBJETIVO GERAL
Desenvolver as habilidades
de forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades realizadas em
sala de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino e
aprendizagem.
Desenvolver a capacidade de uso da linguagem
oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação
e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as
variedades linguísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação
de seu conhecimento.
Desenvolver a capacidade critica e as
habilidades de produção espontânea, procurando avançar em suas hipóteses sobre
leitura e escrita. Utilizando situações da realidade social e do cotidiano
imediato de forma que compreendem tanto a língua oral quanto escrita,
entendendo-as como a representação do processo, com diferentes e usos
culturais.
Compreender os fatos que as rodeiam, de forma
a contemplar as necessidades sociais, psicológicas e afetivas do cidadão, como
um ser capaz de reivindicarem direitos e deveres, perante a sociedade em que
vive.
Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar
dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os
requisitos básicos na educação como um todo.
OBJETIVOS:
·
Utilizar a linguagem oral com eficácia;
·
Participar de variadas situações de
comunicação oral e escrita;
·
Interessar-se por ouvir e contar histórias;
·
Familiarizar-se com a escrita através de
contato com materiais impressos ou visuais;
·
Interessar-se por escrever palavras e
pequenos textos, mesmo que de forma não-convencional;
·
Ser capaz de reconhecer seu próprio nome;
·
Compreender o sentido das mensagens orais e
escritas;
·
Iniciar o processo de leitura de pequenos
textos, combinando estratégias de decifração com as de seleção, antecipação,
inferência e verificação;
·
Ampliar o vocabulário;
·
Transformar o poema em uma narrativa;
·
Compreender as situações implícitas na
composição de uma imagem, presentes em ilustrações, como a capa de um gibi;
·
Formar palavras a partir das letras que
compõem uma palavra contextualizada;
·
Utilizar algumas letras do alfabeto para
formar palavras;
·
Estabelecer relações no interior da palavra,
por meio de supressões e trocas de letras para formação de novas palavras;
·
Perceber que a mudança de uma letra no
interior de uma palavra altera o significado dessa palavra;
·
Nomear figuras;
·
Produzir um pequeno texto, utilizando uma
palavra formada;
·
Participar de situações de intercâmbio oral,
falado e escutando outras pessoas;
·
Listar alguns nomes de brinquedos atuais;
·
Registrar o nome de sua brincadeira preferida
e ensiná-las aos seus colegas;
·
Escrever o nome de seu brinquedo preferido e
representá-lo por meio de desenho;
·
Listar os nomes dos materiais utilizados;
·
Ouvir o texto, interpretá-lo e ilustrá-lo,
para representar as idéias contidas nele;
·
Escrever palavras contextualizadas para
ampliar o seu vocabulário;
·
Perceber e registrar palavras que rimem entre
si;
·
Produzir um pequeno texto e representá-lo por
meio de desenhos;
·
Respeitar a própria produção e as dos outros;
·
Manipular diferentes materiais gráficos;
·
Escrever nomes de figuras, percebendo as
letras que compõem cada uma das palavras;
·
Estabelecer relações entre fonemas e
grafemas;
·
Descobrir palavras contidas em uma palavra
contextualizada;
·
Estabelecer relações no interior das
palavras, pela troca de letras, para formação de novas palavras;
·
Perceber a mudança de significados de uma
palavra quando se altera uma letra;
·
Ouvir o texto, lê-lo e interpretá-lo por meio
de desenho;
·
Formar palavras, unindo determinadas sílabas
e os nomes das figuras representadas;
·
Ouvir e participar de situações que envolvam
músicas;
·
Interagir com a linguagem literária para
reconstruir o poema;
·
Perceber a sonoridade, o ritmo e a melodia do
poema;
·
Estabelecer uma relação entre o título e o
conteúdo do poema;
·
Reconhecer as palavras que rimam entre si;
·
Participar da elaboração coletiva de um
texto;
·
Expressar sua opinião a respeito da
importância da escola;
·
Relatar o que aprendeu na escola e o que
achou mais interessante;
·
Conhecer a história da própria escola, por
meio de uma entrevista realizada com um funcionário da escola;
·
Decifrar enigmas por meio de advinhas;
·
Registrar, por meio da escrita, o nome de
alguns matérias escolares que utiliza;
·
Identificar figuras cujos nomes se iniciam
com as diferentes letras;
·
Substituir letras iniciais de algumas
palavras para a formação de novas palavras;
·
Produzir texto, utilizando a linguagem
escrita e plástica;
·
Ouvir a leitura do texto;
·
Reproduzir oralmente a música;
·
Interpretar a letra da música;
·
Ordenar sílabas para formar novas palavras;
·
Listar alguns nomes de alimentos típicos da
festa junina;
·
Participar de situações de pesquisa;
·
Comunicar-se utilizando a linguagem do
desenho;
·
Demonstrar atitudes de cooperação e
solidariedade ao realizar trabalhos;
·
Desenvolver a imaginação, por intermédio da
leitura e interpretação do texto;
·
Conhecer os nomes que a pipa recebe em
algumas regiões do brasil;
·
Reconhecer os nomes de alguns materiais
utilizados na confecção de uma pipa e registrá-los;
·
Formar novas palavras utilizando as letras
que compõem uma determinada palavra;
·
Reconhecer certa palavra em outras palavras;
·
Reconhecer as sílabas que compõem uma
determinada palavra e formar novas palavras a partir dessas sílabas;
·
Participação em situação de leitura, ainda
que o aluno não o faça de maneira convencional;
·
Interpretação de texto, por meio da
oralidade, escrita e desenho;
·
Exercitar a linguagem escrita;
·
Estabelecer relações entre cena observada em
suas experiências pessoais;
·
Utilização da escrita para listagem das
palavras;
·
Desenvolver a linguagem oral;
·
Participar da elaboração coletiva de um
texto;
·
Ler o texto, interpretá-lo e interagir com
ele;
·
Relacionar a história com situações reais;
·
Participar de situações de pesquisas;
·
Argumentar suas ideias e ponto de vista;
·
Reconhecer palavras e frases que relacionam
com algumas profissões e escrevê-las;
·
Fazer registros por meio de códigos;
·
Perceber o uso da propaganda, bem como os
elementos que acompanhem;
·
Desenvolver a criatividade e imaginação na
produção individual de um texto;
·
Identificar os sinais, reconhecendo ideias
contidas neles;
·
Criar sinais para representar uma ideia;
·
Observar as imagens, descrevê-las e
comentá-las;
·
Participar de leitura de diferentes tipos de
textos;
·
Participar de situações de advinhas;
·
Ler o poema e interpretá-lo;
·
Perceber o espaçamento entre as palavras;
·
Relatar uma viagem de trem;
·
Realizar atividades com base em texto
instrucional;
·
participar de situações de escrita;
·
Descrever cenas oralmente.
CONTEÚDOS:
Realizar
atividades variadas, possibilitando práticas discursivas de diferentes gêneros
textuais, orais ou escritos, de usos, finalidades, e intenções diversas.
Conhecer
a natureza e o funcionamento do sistema de escrita, compreender e se apropriar
dos usos, e convenções da linguagem escrita nas suas mais diversas funções.
Gêneros
textuais que darão suporte às atividades a serem desenvolvidas: poema,
cantigas, parlendas e outros como trava-línguas, advinhas, quadrinhas,
histórias em quadrinhos, bilhetes, etc.;
Produção textual: convite e listas.
ESTRATÉGIAS:
·
Roda de conversa sobre diferentes assuntos;
onde relatam fatos, histórias, contos, etc. Para desenvolver a linguagem oral;
·
Utilização da linguagem oral para conversar,
comunicar-se, relatar vivências, brincar, expressar desejos, vontades,
necessidades e sentimentos em diversas situações do cotidiano;
·
Audição de leitura de textos de diversos
gêneros, realizada pelo professor;
·
Participação em situações como leitor de
textos, mesmo que não faça de modo convencional;
·
Socialização da leitura;
·
Descrição de personagens, cenários, objetos;
·
Manuseio de livros, revistas, jornais,
folhetos, gibis e outros materiais gráficos;
·
Produção oral de textos de modo individual ou
coletivo, sendo o professor o escriba;
·
Apresentação do alfabeto;
·
Reescrita
de pequenos textos, frases e palavras;
·
Escrita espontânea;
·
Escrita e montagem do próprio nome;
·
Observação de textos;
·
Tarjetas;
·
Crachás;
·
Letras móveis;
·
Bingo;
·
Listagens;
·
Confecção de cartazes;
·
Elaboração de perguntas e respostas de acordo
com os diversos contextos de que participa;
·
Conhecimento e reprodução oral de jogos
verbais, como trava-línguas, parlendas, advinhas, quadrinhas, poemas e canções;
·
Leitura diária de textos de diferentes
gêneros, como contos, poemas, notícias de jornal, informativos, parlendas, trava-línguas, etc.;
·
Participação em situações que as crianças
leiam, ainda que não o façam de maneira convencional;
·
Observação e manuseio de materiais impressos,
como livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc., previamente apresentados
ao grupo;
·
Valorização da leitura como fonte de prazer e
entretenimento;
·
Participação em situações cotidianas nas
quais se faz necessário o uso da escrita;
·
Prática de escrita de próprio punho,
utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita
em língua materna;
·
Respeito pela produção própria e alheia;
·
Valorização da diálogo como uma forma de
lidar com os conflitos;
·
Exposição de temas, por meio do uso de ideias
e representações próprias, justificativas e argumentações;
·
Participação em atividades que envolvam
histórias do seu nome;
·
Elaboração de perguntas e respostas de acordo
com o contexto;
·
Participação em atividades que envolvam
histórias a respeito das tradições culturais de outras comunidades;
·
Expressão e manifestação de suas preferências;
·
Reconhecimento de alguns nomes de colegas;
·
Interpretação de uma receita de bolo;
·
Confecção de
um livro de receita;
·
Formação de
palavras com letras que compõem uma palavra contextualizada;
·
Formação de palavras trocando o interior de
uma outra palavra;
·
Percepção da sequência dos fatos;
·
Ampliação do o vocabulário;
·
Transformação de um estilo de um texto em
outro;
·
Percepção das mudanças de significados que
ocorrem nas palavras, devido a trocas de letras;
·
Criação de desenhos de acordo com idéias
veiculadas ao texto;
·
Estabelecimento da relação entre fonema x
grafema;
·
Reconhecimento das palavras que rimam entre
si;
·
Interpretação de canções;
·
Conhecimento sobre os diferentes nomes dados
aos objetos de determinadas regiões;
·
Discriminação auditiva e individual;
·
Formação de palavras a partir das sílabas que
compõem uma palavra;
·
Observação, narração e descrição de imagens;
·
Relato de uma história em sequências;
·
Participação de situações que envolvam a
leitura de fábulas;
·
Reconhecimento de uma história real e uma fictícia;
·
Participação de situações que envolvam
entrevistas;
·
Produção individual de mensagens, utilizando
diferentes códigos;
·
Reconhecimento e valorização da propaganda;
·
Reescrita de frases, obedecendo os espaços
entre as palavras;
·
Relatos de experiências vividas com sequência
temporal e casual;
·
Participação de atividades que requerem a
reflexão.
AVALIAÇÃO:
O
aluno será avaliado no progresso das suas hipóteses de escrita e ou
dificuldades apresentadas, sendo o trabalho enfocado nas reais necessidades do
aluno.
MATEMÁTICA
OBJETIVOS:
·
Construir o significado de número natural á
partir de seus diferentes usos no contexto social;
·
Relacionar numeral à respectiva quantidade;
·
Adquirir confiança em suas próprias
estratégias e na sua capacidade de lidar com situações matemáticas;
·
Interpretar e produzir escritas numéricas;
·
Resolver situações-problema;
·
Realizar cálculo mental;
·
Saber localizar e estabelecer pontos de
referência para situar, localizar a si e objetos no espaço;
·
Perceber semelhanças e diferenças;
·
Apropriar-se de noções de tempo – dia, mês e
ano;
·
Comparar grandezas de mesma natureza,
utilizando ou não materiais convencionais;
·
Reconhecer , comparar e representar formas
geométricas;
·
Iniciar o processo de reconhecimento de cédulas e moedas;
·
Formar agrupamentos, de acordo com critérios
estabelecidos;
·
Contagem;
·
Identificar quantidades (maior, menor ou
igual), por meio de contagem;
·
Coletar dados, fazendo registros com os
símbolos numéricos, para identificar as diferentes funções do número;
·
Fazer registros com símbolos de escrita;
·
Desenvolver a atenção sobre características
dos objetos;
·
Resolver situações aditivas e subtrativas;
·
Construir a noção de conservação, por meio da
correspondência biunívoca (um a um);
·
Identificar e registrar diferentes
possibilidades de formação de um número;
·
Fazer estimativas de quantidades, comparando
grandezas muito, pouco, um;
·
Identificar diferentes situações em que
aparecem os números em nosso dia-a-dia;
·
Identificar quantidades iguais e diferentes
de elementos que não possuam a mesma disposição espacial;
·
Comunicar a quantidade de pessoas que compõem
a própria família;
·
Reconhecer a função social do número;
·
Relacionar a quantidade de pontos de um dado
com as possibilidades de colocar peças ou não;
·
Identificar a localização de pessoas, partes
do corpo e objetos, utilizando o vocabulário: acima, ao lado, embaixo, entre,
em cima e outros;
·
Estabelecer a correspondência biunívoca entre
objetos;
·
Seriar coleções, de acordo com critérios
estabelecidos;
·
Identificar as formas quadradas e
retangulares;
·
Estabelecer relações entre retângulo e
quadrado;
·
Compor e decompor figuras geométricas;
·
Reconhecer uma figura geométrica,
independentemente da posição em que ela se encontra;
·
Identificar a quantidade de elementos de
diferentes grupos, fazendo a correspondência entre eles;
·
Organizar elementos numa sequência,
observando os detalhes de cada um;
·
Ler uma representação gráfica;
·
Identificar que a sequência numérica é
formada pelo acréscimo ou decréscimo sucessivo de um número;
·
Resolver situações aditivas com desenhos e
com registro numérico;
·
Identificar e registrar as diferentes
possibilidades da formação de um número;
·
Memorizar a seqüência das atividades
realizadas num determinado tempo;
·
Utilizar convencionalmente as palavras antes
e depois;
·
Identificar a posição de pessoas e objetos no
espaço de diferentes aspectos;
·
Identificar a maquete como forma de
representar, em tamanho menor, objetos e lugares;
·
Perceber a proporção entre os objetivos
usados na maquete e os que eles representam;
·
Fazer a correspondência entre carteiras e
alunos;
·
Distinguir objetos redondos e não redondos;
·
Relacionar objetos redondos com aqueles que
não possuem superfície achatada;
·
Ler horas;
·
Identificar o calendário (dias da semana,
ontem hoje e amanhã);
·
Identificar a relação entre semana e mês
·
Identificar o dia que se inicia ou termina o
mês ou a semana,
·
Registrar atividades que realiza para se
divertir, relacionando-as com o tempo de execução ( ontem, hoje e amanhã);
·
Dar prosseguimento a diferentes sequências,
identificando a regra que gerou cada uma delas;
·
Criar regras;
·
Sequências numéricas (crescente e
decrescente);
·
Descobrir a sequência de regras;
·
Localizar-se espacialmente: direita,
esquerda,centro, embaixo, em cima ao lado,etc.;
·
Participar de situações de pesquisas;
·
Combinar todos os elementos do quadro, para
determinar o número total de possibilidades;
·
Explorar a noção de multiplicação, por meio
do raciocínio combinatório;
·
Construir progressivamente o conceito de
metade;
·
Medir líquidos, usando unidades
arbitrárias;
·
Perceber que o líquido se conserva independentemente
de recipiente utilizado;
·
Explorar a idéia de divisão pela distribuição
de elementos;
·
Identificar, numa grade quadriculada, os
pontos de cruzamento (intersecção) das linhas;
·
Localizar elementos que estão no cruzamento
das linhas, nomeando o ponto de intersecção;
·
Completar a sequência numérica, identificando
a cardinalidade e a ordinalidade dos números;
·
Identificar a quantidade de elementos pela
formação de grupos com dez elementos;
·
Observar que aumentando ou diminuindo uma figura
sua forma não muda;
·
Ampliar e reduzir uma figura por meio de
desenho no quadriculado e da localização de pontos;
·
Perceber a posição de uma pessoa, a partir de
diferentes pontos de vista;
·
Interpretar a movimentação de um objeto, a
partir da análise de um itinerário;
·
Traçar itinerários na grade quadriculada com
base em diferentes pontos de referência;
·
Estabelecer critérios para a formação de
grupos;
·
Formar grupos e nomeá-los, de acordo com os
critérios estabelecidos.
CONTEÚDOS:
Números
e sistema de numeração
Grandezas
e medidas
Espaço
e forma
ESTRATÉGIAS:
·
Leitura, escrita e comparação de números
naturais;
·
Utilização de contagem oral, noção de tempo,
espaço e quantidade através de jogos, brincadeiras e músicas;
·
Classificação, seriação, ordenação de elementos
segundo critérios pré-estabelecidos (cor, forma, tamanho, espessura...);
·
Utilização e participação em diferentes jogos
– dominó, bingo, material dourado, blocos lógicos, ábaco e outros;
·
Resolução de situações-problema orais ou
gráficas;
·
Exercícios para estimular o cálculo mental;
·
Utilização do calendário – dia, mês e ano;
·
Identificação de pontos de referência para
situar a si e objetos no espaço;
·
Observação, identificação e construção de
formas geométricas;
·
Comparação de formas geométricas com objetos;
·
Experiência com dinheiro em brincadeiras ou
em situações de interesse das crianças;
·
Utilização de contagem oral nas brincadeiras
e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade;
·
Utilização de noções simples de cálculo
mental como ferramenta para resolver problemas;
·
Comunicação de quantidades, utilizando a
linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não-convencionais;
·
Identificação da posição de um objeto ou
número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor;
·
Identificação de números dos diferentes
contextos em que se encontram;
·
Comparação de escritas numéricas,
identificando algumas regularidades;
·
Identificação e registro do número -1 ao 9
(nível ii e iii);
·
Sistema monetário (nível iii);
·
Identificação e construção do número – até 20
– ( nível iii);
·
Exploração de diferentes procedimentos para
comparar grandezas;
·
Introdução ás noções de medida de
comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e
não-convencionais;
·
Marcação do tempo por meio de calendários;
·
Experiências com dinheiro em brincadeiras ou
em situações de interesse das crianças;
·
Explicações e/ou representação da posição de
pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente dos jogos, das
brincadeiras e das diversas situações das quais as crianças considerarem
necessária essa ação;
·
Exploração e identificação de propriedades
geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos,
bidmensionalidade, tridimensionalidade,
fáceis planas, lados retos, etc.;
·
Representações bidimensionais e tridimensionais de objetos;
·
Identificação de pontos de referência para
situar-se e deslocar-se no espaço;
·
Descrição e representação de pequenos
percursos e trajetos, observando pontos de referência;
·
Formação de grupos, de acordo com os critérios
estabelecidos;
·
Utilização de contagem em situações diversas;
·
Identificação e registro de quantidades, por
meio de símbolos não-convencionais;
·
Reconhecimento de características pessoais;
·
Identificação dos números em relação aos
apertos pessoais;
·
Função social do número:
- identificação e localização: números de
calçados, roupas, etc.;
- organização: numeração das páginas de um
livro, das listas de chamada, das casas de uma
rua, etc.;
- quantidades e medidas: preços, distâncias,
alturas, horas, números de objetos, etc.;
·
Desenvolvimento do pensamento lógico;
·
Semelhanças e diferenças entre objetos;
·
Formulação e comunicação de ideias;
·
Contagem para identificar quantidades;
·
Registro de quantidades por meio da escrita numérica
e de símbolos não-convencionais;
·
Resoluções de situações aditivas;
·
Formulação de estimativas;
·
Exploração e representação da posição de
pessoas e objetos, utilizando o vocabulário adequado;
·
Utilização expressiva intencional do
movimento nas situações cotidianas;
·
Identificação da posição de um objeto e
número numa série;
·
Identificação da posição de uma figura numa
sequência;
·
Exploração e identificação de uma sequência
de atividades num determinado tempo;
·
Formação de grupos, de acordo com critérios
estabelecidos;
·
Percepção
da semelhanças e diferenças entre objetos redondos e não redondos;
·
Compreensão do dia;
·
Identificação do tempo através do relógio;
·
Exploração e identificação do tempo com ou
sem auxilio do calendário;
·
Reconhecer as atividades realizadas para se
divertir, relacionadas ao tempo de execução – ontem/hoje/amanhã;
·
Leitura de gráficos;
·
Exploração da noção da multiplicação, pela
combinação de elementos num quadro de dupla-entrada;
·
Comparar grandezas;
·
Exploração da noção de medida de capacidade,
utilizando unidades não convencionais;
·
Exploração da noção de metade;
·
Formação de grupos para facilitar a contagem;
·
Interpretação e representação da posição de
elementos em uma grade quadriculada;
·
Ampliação de figuras bidimensionais;
·
Observação e comparação entre objetos do
cotidiano e os sólidos geométricos;
·
Análise de um trajeto, observando os pontos
de referência;
·
Utilização de linguagem matemática na
resolução de problemas;
·
Exploração dos critérios de divisão.
Os
alunos serão observados e avaliados com a intenção de diagnosticar seus
progressos e dificuldades, elaborando assim atividades que gerem aprendizagem
significativa.
OBJETIVOS:
·
Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua
auto-confiança;
·
Reconhecer os membros que compõem a sua
família e o grau de parentesco;
·
Identificar
características da própria moradia e conhecer outros tipos de moradia;
·
Valorizar
ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e
colaboração;
·
Respeitar as regras básicas de convívio;
·
Respeitar características individuais
relacionadas à etnia, peso, sexo, religião e outras ;
·
Saber de mudanças ocorridas na sociedade,
família, escola;
·
Estabelecer relações entre o presente e o
passado;
·
Conhecer a história do município;
·
Identificar datas comemorativas e os
respectivos significados;
·
Conhecer
os modos de ser de alguns grupos sociais;
·
Conhecer as relações de parentesco entre as
pessoas que compõem uma família;
·
Identificar a posição que ocupa na família;
·
Identificar alguns sentimentos e valores que
devem estar presentes em uma família;
·
Registrar, por meio de desenho, alguns tipos
de moradia de sua cidade;
·
Perceber mudanças e permanências ocorridas em
um determinado lugar;
·
Reconhecer a importância do endereço para
localização;
·
Identificar os objetos de uma casa, conforme
cada ambiente;
·
Ler os nomes de alguns ambientes e listá-los;
·
Expressar sua opinião a respeito da
importância da escrita;
·
Relatar o que aprendeu na escola, o que mais
interessou;
·
Conhecer a história da própria escola através
de uma entrevista;
·
Participar de um passeio no interior da
escola;
·
Reconhecer alguns ambientes da escola e
representá-los através de símbolos;
·
Reconhecer os materiais humanos e materiais
que fazem parte da sala de aula;
·
Valorizar os cuidados com materiais de uso
individual e coletivo;
·
Participar de situações de pesquisas;
·
Saber o que é preciso para exercer
determinadas profissões;
·
Conhecer um pouco da história do espaço
rural;
·
Representar, por meio de desenhos, a
profissão que gostaria de ter;
·
Listar o nome de algumas profissões e de
alguns instrumentos de trabalho;
·
Reconhecer a importância do trabalho e de
algumas profissões;
·
Realizar uma entrevista com uma pessoa sobre
sua profissão;
·
Identificar a própria profissão;
·
Reconhecer a importância das profissões para
sua vida futura;
·
Registrar sua preferência em relação do que
pretende ser no futuro;
·
Identificar os meios de comunicação que
utilizamos
·
Perceber a importância da comunicação entre
as pessoas no mundo;
·
Estabelecer relações entre as falas das crianças
em diferentes situações;
·
Compreender as relações sociais como
resultado de interação e trabalho;
·
Identificar os meios de transporte;
·
Perceber a evolução e as características dos
meios de transportes;
·
Reconhecer as importâncias dos sinais de
trânsito;
·
Reconhecer símbolos relacionados às festas
natalinas.
Organização
dos grupos sociais e seu modo de viver, ser e trabalhar
Datas comemorativas
·
Conversa dirigida;
·
Textos informativos;
·
Leitura de histórias;
·
Realização de passeios;
·
Audição e apresentação de músicas;
·
Ilustrações, fotos, gravuras;
·
Confecção de cartazes;
·
Pesquisas;
·
Apropriação de dados pessoais ( nome,
nascimento, pais, irmãos, parentes);
·
Identificação de grau de parentesco;
·
Observação e descrição de diferentes tipos de
habitações;
·
Comunicação e expressão de desejos,
desagrados, necessidades, preferências, vontades em brincadeiras e ações
cotidianas;
·
Levantamento e respeito às semelhanças e
diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, raciais entre as
pessoas do meio em que o aluno vive;
·
Informações sobre transformações e
permanências ocorridas na sociedade, escola, família;
·
Informações sobre a história de santa adélia;
·
Apresentação da bandeira de santa adélia;
·
Audição e canto do hino de santa adélia e
nacional;
·
Localização de bairros e ruas do meio em que
vive;
·
Identificação dos membros que trabalham na
escola, seus nomes e respectivas funções;
·
Reconhecimento de profissões e respectivas
funções;
·
Apropriação do significado das datas
comemorativas;
·
Realização de passeios;
·
Audição e apresentação de músicas, poesias;
·
Confecção de cartazes;
·
Exibição de filmes;
·
Participação em atividades que envolvam
histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições
culturais de sua comunidade e de outras;
·
Conhecimento de modos de ser, viver e
trabalhar de alguns grupos sociais do
presente e do passado;
·
Identificação de alguns papéis sociais
existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição;
·
Valorização do patrimônio cultural de seu
grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
·
Expressão, manifestação e controle
progressivo de suas necessidades, desejos e sentimentos em situações
cotidianas;
·
Iniciativa para resolver pequenos problemas
do cotidiano, pedindo ajuda se necessário;
·
Identificação progressiva de algumas
singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em
situações de interação;
·
Respeito às características pessoais
relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura, etc.;
·
Respeito e valorização da cultura de seu
grupo de origem e de outros grupos;
·
Conhecimento, respeito e utilização de
algumas regras elementares de convívio social;
·
Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras
de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço,
quando isso for pertinente;
·
Valorização dos cuidados com materiais de uso
individual e coletivo;
·
Conhecimento das relações de parentesco;
·
Participação em pequenas tarefas do cotidiano
que envolvam ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os
outros;
·
Identificação de alguns sentimentos e valores
que devem estar presentes no convívio social (família);
·
Participação em atividades que envolvam
histórias que digam respeito às moradias de sua comunidade e de outras;
·
Conhecimento das permanências e das mudanças
ocorridas nas moradias da cidade;
·
Reconhecimento a importância do endereço para
localização;
·
Reconhecimento de alguns objetos pertencentes
a determinados ambientes da casa;
·
Conhecimento da própria escola;
·
Passeio pela escola;
·
Representação da escola através do desenho;
·
Reconhecimento dos elementos humanos e
materiais que fazem parte da sala de aula;
·
Valorização dos materiais individuais e
coletivo;
·
Organização e cuidado com os materiais no
espaço físico da sala de aula;
·
Estabelecimento de relações entre algumas
profissões e seus respectivos instrumentos de trabalho;
·
Valorização do trabalho do homem;
·
Conhecimento da existência da telegrafo;
·
Conhecimento de instrumentos que facilitam a
comunicação entre os homens;
·
Reconhecimento e valorização do telefone e do
livro, como um dos meios de comunicação;
·
Reconhecimento de sinais, gestos e placas,
como representação de idéias para facilitar a comunicação entre as pessoas;
·
Reconhecer os meios de transportes;
·
Identificação do trem, como um dos meios de
transporte terrestre;
·
Reconhecimento dos meios de transporte
terrestre, bem como sua evolução;
·
Reconhecimento de símbolos relacionados ás
festas natalinas.
Os alunos serão avaliados
mediante os conteúdos propostos e a expressão sobre a compreensão destes.
Havendo necessidade, os conteúdos serão retomados para que o aluno consiga
compreender e tenha uma aprendizagem significativa.
GEOGRAFIA
OBJETIVOS:
·
Reconhecer
na natureza e no meio em que vive, diferentes manifestações da natureza;
·
Conhecer e comparar a paisagem local;
·
Reconhecer as mudanças ocorridas na natureza
através da influência de grupos sociais;
·
Utilizar a observação e descrição;
·
Deslocar-se com autonomia nos lugares onde
vive e se relaciona;
·
Perceber a importância da preservação
ambiental;
·
Identificar pontos de referência na escola;
·
Descrever e representar pequenos trajetos,
observando referências;
·
Participação de pesquisas;
·
Identificar elementos naturais e elementos
construídos pelos homens;
·
Fazer a leitura da imagem por meio de
observação, narração e descrição;
·
Reconhecer as necessidades que levaram o
homem a alterar o ambiente;
·
Reconhecer os benefícios e prejuízos causados
pela alteração do meio ambiente;
·
Estabelecer relações de distância;
·
Ampliar sua percepção de elementos do seu
meio físico e social, observando algumas mudanças que ocorrem em torno de si ;
·
Participar coletivamente de campanhas que
ajudam a manter o meio ambiente saudável e com boa qualidade.
Os
lugares e suas paisagens
Meio
ambiente
· Conversa dirigida;
·
Textos informativos;
·
Leitura de histórias;
·
Realização de passeios;
·
Exibição de filmes;
·
Apresentação e audição de músicas;
·
Ilustrações, fotos, gravuras;
·
Confecção de cartazes.
·
Pesquisas;
·
Observação e descrição da paisagem local
(rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas, mar, montanhas, etc.);
·
Observação e hábitos de preservação
ambiental;
·
Utilização de fotos, gravuras, para
apresentar mudanças ocorridas com a transformação realizada prelo ser humano na
natureza;
·
Utilização, com a ajuda dos adultos, de
fotos, relatos e outros registros para a observação de mudanças ocorridas nas
paisagens ao longo do tempo;
·
Valorização de atitudes de manutenção e
preservação dos espaços e do ambiente;
·
Participação em atividades que envolvam
processos de confecção de objetos;
·
Reconhecimento de algumas características de
objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais;
·
Conhecimento de algumas propriedades dos
objetos: refletir, ampliar ou inverter as imagens, produzir, transmitir ou
ampliar sons, propriedades, etc.;
·
Cuidados no uso dos objetos do cotidiano,
relacionados à segurança e prevenção de acidentes, e à sua conservação;
·
Participação de pesquisas;
·
Identificação de pontos de referência para
situar-se e deslocar-se no espaço;
·
Descrição e representação de pequenos
percursos e trajetos, observando pontos de referência;
·
Identificação de elementos naturais e
elementos construídos pelo homem;
·
Reconhecimento das necessidades que levaram o
homem ao alterar o meio ambiente;
·
Reconhecimento dos benefícios e prejuízos
causados pela alteração de ambiente;
·
Participar de atividades que envolvam
entrevistas;
·
Ampliação da percepção de elementos do seu meio
físico e social, observando algumas mudanças que ocorreram;
·
Exploração do seu meio físico e contato com
ele, estabelecendo relação entre as ações e as consequências que delas derivam;
·
Reconhecimento das situações de desmatamento
e extinção de animais.
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados
mediante os conteúdos propostos e a expressão sobre a compreensão destes.
Havendo necessidade os conteúdos serão retomados para que o aluno consiga
compreender e tenha uma aprendizagem significativa.
CIÊNCIAS
OBJETIVOS:
·
Valorizar a limpeza pessoal e a aparência;
·
Perceber a importância do cuidado com o próprio corpo através da
higiene pessoal;
·
Realizar hábitos de higiene pessoal;
·
Reconhecer a importância da higiene
ambiental;
·
Praticar ações de higiene ambiental;
·
Reconhecer as partes do corpo e suas
respectivas funções;
·
Compreender sobre a necessidade de
alimentar-se de modo saudável;
·
Distinguir seres vivos e suas
características;
·
Preocupar-se com a prevenção de doenças e cuidados necessários;
·
Identificar as próprias características
físicas, sensações, limites e potencialidades do próprio corpo;
·
Perceber que o seu corpo ocupa um determinado
espaço, que tem sensações, limites e potencialidades;
·
Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua
autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e
agindo de acordo com elas;
·
Observar as etapas do desenvolvimento humano;
·
Reconhecer a importância dos exercícios para
manter uma boa saúde;
·
Vitaminas e suas importâncias;
·
Alimentos e as vitaminas que possuem;
·
Moradia dos animais;
·
Participação de atividades que envolvam
pesquisas;
·
Perceber que o ar existe( sem cheiro, sem cor
e sem sabor), mediante a observação do movimento de objetos;
·
Reconhecer a importância do ar;
·
Expressar a opinião a respeito da maneira
como os animais vivem em liberdade;
·
Pesquisar um pássaro e registrar uma
curiosidade sobre ele;
·
Perceber a importância da água;
·
Reconhecer os lugares onde podemos encontrar
água;
·
Identificar como e onde a água é utilizada;
·
Reconhecer que em nosso planeta há mais água
do que terra;
·
Reconhecer os elementos que poluem e
contaminam a água;
·
Reconhecer os benefícios e prejuízos causados
pelo sol ao nosso corpo;
·
Identificar alguns cuidados que devemos ter
em relação ao sol;
·
Decifrar noite e dia;
·
Identificar as plantas que embelezam o
ambiente;
·
Reconhecer, através da escrita, as partes das
plantas;
·
Saber que as partes das plantas servem de
alimento para o homem e alguns animais;
·
Nomear vegetais e verificar a que parte da
planta eles pertencem;
·
Reconhecer a existência de vegetais nascidos
de sementes e de mudas;
·
Pesquisar os tipos de sementes das frutas;
·
Origem das plantas;
·
Plantar o feijoeiro na terra;
·
Identificar os alimentos necessários para o
desenvolvimento das plantas;
·
Cuidados que devem ter com o desenvolvimento
da planta;
·
Processo pela qual um vegetal passa desde o
seu plantio até a colheita;
·
Plantas medicinais;
·
Reconhecer as utilidades da madeira;
·
Reconhecer as importâncias das árvores para o
homem;
·
Identificar animais que vivem em zoológicos;
·
Reconhecer as características do animais;
·
Reconhecer o habitat que os animais vivem;
·
Identificar alguns produtos fornecidos pelos
animais;
·
Conhecer as características dos ovos de
diferentes animais;
·
Nascimento dos animais.
CONTEÚDOS:
Os
seres vivos
Os
fenômenos da natureza
ESTRATÉGIAS:
·
Conversa dirigida;
·
Textos informativos;
·
Leitura de histórias;
·
Realização de passeios;
·
Exibição de filmes;
·
Apresentação e audição de músicas;
·
Ilustrações, fotos, gravuras;
·
Confecção de cartazes;
·
Pesquisas;
·
Informação sobre hábitos saudáveis;
·
Valorização de hábitos de higiene pessoal e
ambiental;
·
Observação e descrição da higiene no meio em
que vive;
·
Identificação e comparação das partes do
corpo e suas funções nas diferentes fases da vida;
·
Apreciação da merenda escolar, sabendo sobre
a importância dos alimentos que serão
consumidos;
·
Informação sobre as características dos seres
vivos;
·
Observação
e descrição dos seres vivos presentes no meio em que vive;
·
Informações sobre a transmissão das doenças;
·
Realização de hábitos que previnam doenças
como verminose, piolho, diarréia;
·
Informação sobre o tratamento de doenças;
·
Alerta sobre perigos da auto-mediação ou
tomar remédio em o conhecimento dos pais ou responsáveis;
·
Informação sobre a obrigatoriedade de tomar
as vacinas para que assim não adquiram doenças graves;
·
Estabelecimento de algumas relações entre
diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades
vitais;
·
Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos
animais e vegetais por meio de sua criação e cultivo;
·
Conhecimento de algumas espécies na fauna e
flora brasileira e mundial;
·
Percepção dos cuidados necessários
·
Á preservação da vida e do ambiente;
·
Valorização da vida nas situações que
impliquem cuidados prestados a animais e plantas;
·
Percepção dos cuidados com o corpo, à
prevenção de acidentes e à saúde de forma geral;
·
Valorização de atitudes relacionadas à saúde
e ao bem-estar individual e coletivo;
·
Estabelecimento de relações entre os
fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios, chuvas, secas, etc.)
E as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem;
·
Participação em diferentes atividades
envolvendo a observação e a pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e
movimento;
·
Procedimentos relacionados à alimentação e à
higiene das mãos, cuidado e limpeza pessoal das várias partes do corpo;
·
Procedimentos básicos de prevenção de
acidentes e autocuidado;
·
Utilização adequada dos sanitários;
·
Identificação de situações de risco no seu
ambiente mais próximo;
·
Percepção das características físicas,
limites e potencialidades do corpo;
·
Observação das etapas do desenvolvimento do
homem;
·
Participação de pesquisas;
·
Importância da higiene física e mental;
·
Reconhecimento dos produtos utilizados de
higiene pessoal através de seus rótulos;
·
Reconhecimento dos alimentos e suas
vitaminas;
·
Identificação de animais que constroem suas
casas;
·
Percepção da existência e a importância do
ar, mediante a observação de objetos;
·
Reconhecimento da importância dos elementos
natureza-água;
·
Valorização do sol como elemento que
influência o dia e a noite;
·
Características das plantas;
·
Reconhecimento dos tipos de vegetais;
·
Percepção visual e tátil;
·
Partes das plantas que servem de alimentos
para animais;
·
Tipos de sementes;
·
Plantas medicinais e suas utilidades;
·
Importância das árvores para os seres vivos;
·
Cuidados com o meio ambiente;
·
Estabelecer relações entre diferentes
espécies de seres vivos;
·
Ampliar e respeitar o conhecimento do mundo
natural
·
Fases e desenvolvimento de um animal nascido
de um ovo;
·
Estabelecimento das relações entre espécies
seres vivos.
- Dramatizações;
- Situações-problema a
partir da realidade;
- Identificação de
singularidades próprias e das pessoas com as quais convive;
- Brincadeiras
diversificadas (utilização – confecção de cantinhos específicos)
- Higiene pessoal e do
ambiente;
- Elaboração em conjunto dos
limites da sala de aula;
- Rotina semanal;
- Escrita do nome (Bingo de
nomes, jogo da memória, dominó) entre outros;
- Jogos e brincadeiras;
- Respeito e valorização da
cultura de seu grupo de origem e de outros grupos (índios, negros, orientais);
- Escrita do nome, nome dos
colegas e familiares;
- Listas;
- Palavras estáveis
trabalhadas através da apresentação de objetos ou personagens;
- Histórias em quadrinhos;
- Títulos (dar títulos);
- Alfabeto;
- Ordem alfabética;
- Escrita espontânea;
- Recados (falados);
- Exposição oral sobre os
trabalhos (explicar, argumentar);
- Ordenar figuras numa
sequência (oral e escrita);
- Reconto de histórias;
- Produção coletiva de texto
oral e escrita;
- Rotina do dia (escrita na
lousa);
- Chamada (todos os dias);
- Palavras estáveis
trabalhadas através de textos;
- História em quadrinhos;
- Caça - palavras; palavras
cruzadas;
- Textos instrucionais;
- Listas e títulos;
- Reconto e reescrita de
textos narrativos;
- Expressão Oral – (descrição);
- Escrita de nomes de
personagens;
- Cartazes;
- Uso da agenda todos os
dias (feito pelos alunos);
- Datas Comemorativas.
A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos no caderno, em cadernetas e avaliações, enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos de formas já citadas. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos e esperamos.
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