19 de ago. de 2012

plano anual de ensino-1º ano



Plano Anual de Ensino

1º ano

OBJETIVO GERAL

Desenvolver as habilidades de forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades realizadas em sala de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino e aprendizagem.

 Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades linguísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento.

 Desenvolver a capacidade critica e as habilidades de produção espontânea, procurando avançar em suas hipóteses sobre leitura e escrita. Utilizando situações da realidade social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a língua oral quanto escrita, entendendo-as como a representação do processo, com diferentes e usos culturais.

 Compreender os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar as necessidades sociais, psicológicas e afetivas do cidadão, como um ser capaz de reivindicarem direitos e deveres, perante a sociedade em que vive.

 Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os requisitos básicos na educação como um todo.


LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETIVOS:

·        Utilizar a linguagem oral com eficácia;

·        Participar de variadas situações de comunicação oral e escrita;

·        Interessar-se por ouvir e contar histórias;

·        Familiarizar-se com a escrita através de contato com materiais impressos ou visuais;

·        Interessar-se por escrever palavras e pequenos textos, mesmo que de forma não-convencional;

·        Ser capaz de reconhecer seu próprio nome;

·        Compreender o sentido das mensagens orais e escritas;

·        Iniciar o processo de leitura de pequenos textos, combinando estratégias de decifração com as de seleção, antecipação, inferência e verificação;

·        Ampliar o vocabulário;

·        Transformar o poema em uma narrativa;

·        Compreender as situações implícitas na composição de uma imagem, presentes em ilustrações, como a capa de um gibi;

·        Formar palavras a partir das letras que compõem uma palavra contextualizada;

·        Utilizar algumas letras do alfabeto para formar palavras;

·        Estabelecer relações no interior da palavra, por meio de supressões e trocas de letras para formação de novas palavras;

·        Perceber que a mudança de uma letra no interior de uma palavra altera o significado dessa palavra;

·        Nomear figuras;

·        Produzir um pequeno texto, utilizando uma palavra formada;

·        Participar de situações de intercâmbio oral, falado e escutando outras pessoas;

·        Listar alguns nomes de brinquedos atuais;

·        Registrar o nome de sua brincadeira preferida e ensiná-las aos seus colegas;

·        Escrever o nome de seu brinquedo preferido e representá-lo por meio de desenho;

·        Listar os nomes dos materiais utilizados;

·        Ouvir o texto, interpretá-lo e ilustrá-lo, para representar as idéias contidas nele;

·        Escrever palavras contextualizadas para ampliar o seu vocabulário;

·        Perceber e registrar palavras que rimem entre si;

·        Produzir um pequeno texto e representá-lo por meio de desenhos;

·        Respeitar a própria produção e as dos outros;

·        Manipular diferentes materiais gráficos;

·        Escrever nomes de figuras, percebendo as letras que compõem cada uma das palavras;

·        Estabelecer relações entre fonemas e grafemas;

·        Descobrir palavras contidas em uma palavra contextualizada;

·        Estabelecer relações no interior das palavras, pela troca de letras, para formação de novas palavras;

·        Perceber a mudança de significados de uma palavra quando se altera uma letra;

·        Ouvir o texto, lê-lo e interpretá-lo por meio de desenho;

·        Formar palavras, unindo determinadas sílabas e os nomes das figuras representadas;

·        Ouvir e participar de situações que envolvam músicas;

·        Interagir com a linguagem literária para reconstruir o poema;

·        Perceber a sonoridade, o ritmo e a melodia do poema;

·        Estabelecer uma relação entre o título e o conteúdo do poema;

·        Reconhecer as palavras que rimam entre si;

·        Participar da elaboração coletiva de um texto;

·        Expressar sua opinião a respeito da importância da escola;

·        Relatar o que aprendeu na escola e o que achou mais interessante;

·        Conhecer a história da própria escola, por meio de uma entrevista realizada com um funcionário da escola;

·        Decifrar enigmas por meio de advinhas;

·        Registrar, por meio da escrita, o nome de alguns matérias escolares que utiliza;

·        Identificar figuras cujos nomes se iniciam com as diferentes letras;

·        Substituir letras iniciais de algumas palavras para a formação de novas palavras;

·        Produzir texto, utilizando a linguagem escrita e plástica;

·        Ouvir a leitura do texto;

·        Reproduzir oralmente a música;

·        Interpretar a letra da música;

·        Ordenar sílabas para formar novas palavras;

·        Listar alguns nomes de alimentos típicos da festa junina;

·        Participar de situações de pesquisa;

·        Comunicar-se utilizando a linguagem do desenho;

·        Demonstrar atitudes de cooperação e solidariedade ao realizar trabalhos;

·        Desenvolver a imaginação, por intermédio da leitura e interpretação do texto;

·        Conhecer os nomes que a pipa recebe em algumas regiões do brasil;

·        Reconhecer os nomes de alguns materiais utilizados na confecção de uma pipa e registrá-los;

·        Formar novas palavras utilizando as letras que compõem uma determinada palavra;

·        Reconhecer certa palavra em outras palavras;

·        Reconhecer as sílabas que compõem uma determinada palavra e formar novas palavras a partir dessas sílabas;

·        Participação em situação de leitura, ainda que o aluno não o faça de maneira convencional;

·        Interpretação de texto, por meio da oralidade, escrita e desenho;

·        Exercitar a linguagem escrita;

·        Estabelecer relações entre cena observada em suas experiências pessoais;

·        Utilização da escrita para listagem das palavras;

·        Desenvolver a linguagem oral;

·        Participar da elaboração coletiva de um texto;

·        Ler o texto, interpretá-lo e interagir com ele;

·        Relacionar a história com situações reais;

·        Participar de situações de pesquisas;

·        Argumentar suas ideias e ponto de vista;

·        Reconhecer palavras e frases que relacionam com algumas profissões e escrevê-las;

·        Fazer registros por meio de códigos;

·        Perceber o uso da propaganda, bem como os elementos que acompanhem;

·        Desenvolver a criatividade e imaginação na produção individual de um texto;

·        Identificar os sinais, reconhecendo ideias contidas neles;

·        Criar sinais para representar uma ideia;

·        Observar as imagens, descrevê-las e comentá-las;

·        Participar de leitura de diferentes tipos de textos;

·        Participar de situações de advinhas;

·        Ler o poema e interpretá-lo;

·        Perceber o espaçamento entre as palavras;

·        Relatar uma viagem de trem;

·        Realizar atividades com base em texto instrucional;

·         participar de situações de escrita;

·        Descrever cenas oralmente.

CONTEÚDOS:

Realizar atividades variadas, possibilitando práticas discursivas de diferentes gêneros textuais, orais ou escritos, de usos, finalidades, e intenções diversas.

Conhecer a natureza e o funcionamento do sistema de escrita, compreender e se apropriar dos usos, e convenções da linguagem escrita nas suas mais diversas funções.

Gêneros textuais que darão suporte às atividades a serem desenvolvidas: poema, cantigas, parlendas e outros como trava-línguas, advinhas, quadrinhas, histórias em quadrinhos, bilhetes, etc.;  Produção textual: convite e listas.


ESTRATÉGIAS:

·        Roda de conversa sobre diferentes assuntos; onde relatam fatos, histórias, contos, etc. Para desenvolver a linguagem oral;

·        Utilização da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar vivências, brincar, expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos em diversas situações do cotidiano;

·        Audição de leitura de textos de diversos gêneros, realizada pelo professor;

·        Participação em situações como leitor de textos, mesmo que não faça de modo convencional;

·        Socialização da leitura;

·        Descrição de personagens, cenários, objetos;

·        Manuseio de livros, revistas, jornais, folhetos, gibis e outros materiais gráficos;

·        Produção oral de textos de modo individual ou coletivo, sendo o professor o escriba;

·        Apresentação do alfabeto;

·        Reescrita  de pequenos textos, frases e palavras;

·        Escrita espontânea;

·        Escrita e montagem do próprio nome;

·        Observação de textos;

·        Tarjetas;

·        Crachás;

·        Letras móveis;

·        Bingo;

·        Listagens;

·        Confecção de cartazes;

·        Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa;

·        Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como trava-línguas, parlendas, advinhas, quadrinhas, poemas e canções;

·        Leitura diária de textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de jornal, informativos, parlendas,  trava-línguas, etc.;

·        Participação em situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional;

·        Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc., previamente apresentados ao grupo;

·        Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento;

·        Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita;

·        Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna;

·        Respeito pela produção própria e alheia;

·        Valorização da diálogo como uma forma de lidar com os conflitos;

·        Exposição de temas, por meio do uso de ideias e representações próprias, justificativas e argumentações;

·        Participação em atividades que envolvam histórias do seu nome;

·        Elaboração de perguntas e respostas de acordo com o contexto;

·        Participação em atividades que envolvam histórias a respeito das tradições culturais de outras comunidades;

·        Expressão e manifestação de  suas preferências;

·        Reconhecimento de alguns nomes de colegas;

·        Interpretação de uma receita de bolo;

·        Confecção de  um livro de receita;

·        Formação de  palavras com letras que compõem uma palavra contextualizada;

·        Formação de palavras trocando o interior de uma outra palavra;

·        Percepção da sequência dos fatos;

·        Ampliação do o vocabulário;

·        Transformação de um estilo de um texto em outro;

·        Percepção das mudanças de significados que ocorrem nas palavras, devido a trocas de letras;

·        Criação de desenhos de acordo com idéias veiculadas ao texto;

·        Estabelecimento da relação entre fonema x grafema;

·        Reconhecimento das palavras que rimam entre si;

·        Interpretação de canções;

·        Conhecimento sobre os diferentes nomes dados aos objetos de determinadas regiões;

·        Discriminação auditiva e individual;

·        Formação de palavras a partir das sílabas que compõem uma palavra;

·        Observação, narração e descrição de imagens;

·        Relato de uma história em sequências;

·        Participação de situações que envolvam a leitura de fábulas;

·        Reconhecimento de uma história real e uma fictícia;

·        Participação de situações que envolvam entrevistas;

·        Produção individual de mensagens, utilizando diferentes códigos;

·        Reconhecimento e valorização da propaganda;

·        Reescrita de frases, obedecendo os espaços entre as palavras;

·        Relatos de experiências vividas com sequência temporal e casual;

·        Participação de atividades que requerem a reflexão.

AVALIAÇÃO:

O aluno será avaliado no progresso das suas hipóteses de escrita e ou dificuldades apresentadas, sendo o trabalho enfocado nas reais necessidades do aluno.   

 

MATEMÁTICA


OBJETIVOS:

·        Construir o significado de número natural á partir de seus diferentes usos no contexto social;

·        Relacionar numeral à respectiva quantidade;

·        Adquirir confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade de lidar com situações matemáticas;

·        Interpretar e produzir escritas numéricas;

·        Resolver situações-problema;

·        Realizar cálculo mental;

·        Saber localizar e estabelecer pontos de referência para situar, localizar a si e objetos no espaço;

·        Perceber semelhanças e diferenças;

·        Apropriar-se de noções de tempo – dia, mês e ano;

·        Comparar grandezas de mesma natureza, utilizando ou não materiais convencionais;

·        Reconhecer , comparar e representar formas geométricas;

·        Iniciar o processo de reconhecimento de  cédulas e moedas;

·        Formar agrupamentos, de acordo com critérios estabelecidos;

·        Contagem;

·        Identificar quantidades (maior, menor ou igual), por meio de contagem;

·        Coletar dados, fazendo registros com os símbolos numéricos, para identificar as diferentes funções do número;

·        Fazer registros com símbolos de escrita;

·        Desenvolver a atenção sobre características dos objetos;

·        Resolver situações aditivas e subtrativas;

·        Construir a noção de conservação, por meio da correspondência biunívoca (um a um);

·        Identificar e registrar diferentes possibilidades de formação de um número;

·        Fazer estimativas de quantidades, comparando grandezas muito, pouco, um;

·        Identificar diferentes situações em que aparecem os números em nosso dia-a-dia;

·        Identificar quantidades iguais e diferentes de elementos que não possuam a mesma disposição espacial;

·        Comunicar a quantidade de pessoas que compõem a própria família;

·        Reconhecer a função social do número;

·        Relacionar a quantidade de pontos de um dado com as possibilidades de colocar peças ou não;

·        Identificar a localização de pessoas, partes do corpo e objetos, utilizando o vocabulário: acima, ao lado, embaixo, entre, em cima e outros;

·        Estabelecer a correspondência biunívoca entre objetos;

·        Seriar coleções, de acordo com critérios estabelecidos;

·        Identificar as formas quadradas e retangulares;

·        Estabelecer relações entre retângulo e quadrado;

·        Compor e decompor figuras geométricas;

·        Reconhecer uma figura geométrica, independentemente da posição em que ela se encontra;

·        Identificar a quantidade de elementos de diferentes grupos, fazendo a correspondência entre eles;

·        Organizar elementos numa sequência, observando os detalhes de cada um;

·        Ler uma representação gráfica;

·        Identificar que a sequência numérica é formada pelo acréscimo ou decréscimo sucessivo de um número;

·        Resolver situações aditivas com desenhos e com registro numérico;

·        Identificar e registrar as diferentes possibilidades da formação de um número;

·        Memorizar a seqüência das atividades realizadas num determinado tempo;

·        Utilizar convencionalmente as palavras antes e depois;

·        Identificar a posição de pessoas e objetos no espaço de diferentes aspectos;

·        Identificar a maquete como forma de representar, em tamanho menor, objetos e lugares;

·        Perceber a proporção entre os objetivos usados na maquete e os que eles representam;

·        Fazer a correspondência entre carteiras e alunos;

·        Distinguir objetos redondos e não redondos;

·        Relacionar objetos redondos com aqueles que não possuem superfície achatada;

·        Ler horas;

·        Identificar o calendário (dias da semana, ontem hoje e amanhã);

·        Identificar a relação entre semana e mês

·        Identificar o dia que se inicia ou termina o mês ou a semana,

·        Registrar atividades que realiza para se divertir, relacionando-as com o tempo de execução ( ontem, hoje e amanhã);

·        Dar prosseguimento a diferentes sequências, identificando a regra que gerou cada uma delas;

·        Criar regras;

·        Sequências numéricas (crescente e decrescente);

·        Descobrir a sequência de regras;

·        Localizar-se espacialmente: direita, esquerda,centro, embaixo, em cima ao lado,etc.;

·        Participar de situações de pesquisas;

·        Combinar todos os elementos do quadro, para determinar o número total de possibilidades;

·        Explorar a noção de multiplicação, por meio do raciocínio combinatório;

·        Construir progressivamente o conceito de metade;

·        Medir líquidos, usando unidades arbitrárias; 

·        Perceber que o líquido se conserva independentemente de recipiente utilizado;

·        Explorar a idéia de divisão pela distribuição de elementos;

·        Identificar, numa grade quadriculada, os pontos de cruzamento (intersecção) das linhas;

·        Localizar elementos que estão no cruzamento das linhas, nomeando o ponto de intersecção;

·        Completar a sequência numérica, identificando a cardinalidade e a ordinalidade dos números;

·        Identificar a quantidade de elementos pela formação de grupos com dez elementos;

·        Observar que aumentando ou diminuindo uma figura sua forma não muda;

·        Ampliar e reduzir uma figura por meio de desenho no quadriculado e da localização de pontos;

·        Perceber a posição de uma pessoa, a partir de diferentes pontos de vista;

·        Interpretar a movimentação de um objeto, a partir da análise de um itinerário;

·        Traçar itinerários na grade quadriculada com base em diferentes pontos de referência;

·        Estabelecer critérios para a formação de grupos;

·        Formar grupos e nomeá-los, de acordo com os critérios estabelecidos.


CONTEÚDOS:

Números e sistema de numeração

Grandezas e medidas

Espaço e forma

ESTRATÉGIAS:

·        Leitura, escrita e comparação de números naturais;

·        Utilização de contagem oral, noção de tempo, espaço e quantidade através de jogos, brincadeiras e músicas;

·        Classificação, seriação, ordenação de elementos segundo critérios pré-estabelecidos (cor, forma, tamanho, espessura...);

·        Utilização e participação em diferentes jogos – dominó, bingo, material dourado, blocos lógicos, ábaco e outros;

·        Resolução de situações-problema orais ou gráficas;

·        Exercícios para estimular o cálculo mental;

·        Utilização do calendário – dia, mês e ano;

·        Identificação de pontos de referência para situar a si e objetos no espaço;

·        Observação, identificação e construção de formas geométricas;

·        Comparação de formas geométricas com objetos;

·        Experiência com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das crianças;

·        Utilização de contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade;

·        Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas;

·        Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não-convencionais;

·        Identificação da posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor;

·        Identificação de números dos diferentes contextos em que se encontram;

·        Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades;

·        Identificação e registro do número -1 ao 9 (nível ii e iii);

·        Sistema monetário (nível iii);

·        Identificação e construção do número – até 20 – ( nível iii);

·        Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas;

·        Introdução ás noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não-convencionais;

·        Marcação do tempo por meio de calendários;

·        Experiências com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das crianças;

·        Explicações e/ou representação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente dos jogos, das brincadeiras e das diversas situações das quais as crianças considerarem necessária essa ação;

·        Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidmensionalidade,  tridimensionalidade, fáceis planas, lados retos, etc.;

·        Representações bidimensionais  e tridimensionais de objetos; 

·        Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço; 

·        Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência;

·        Formação de grupos, de acordo com os critérios estabelecidos;

·        Utilização de contagem em situações diversas;

·        Identificação e registro de quantidades, por meio de símbolos não-convencionais;

·        Reconhecimento de características pessoais;

·        Identificação dos números em relação aos apertos pessoais;

·        Função social do número: 

   - identificação e localização: números de calçados, roupas, etc.;

   - organização: numeração das páginas de um livro, das listas de chamada,                            das casas de uma rua, etc.;

   - quantidades e medidas: preços, distâncias, alturas, horas, números de objetos, etc.;

·        Desenvolvimento do pensamento lógico;

·        Semelhanças e diferenças entre objetos;

·        Formulação e comunicação de ideias;

·        Contagem para identificar quantidades;

·        Registro de quantidades por meio da escrita numérica e de símbolos não-convencionais;

·        Resoluções de situações aditivas;

·        Formulação de estimativas;

·        Exploração e representação da posição de pessoas e objetos, utilizando o vocabulário adequado;

·        Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas;

·        Identificação da posição de um objeto e número numa série;

·        Identificação da posição de uma figura numa sequência;

·        Exploração e identificação de uma sequência de atividades num determinado tempo;

·        Formação de grupos, de acordo com critérios estabelecidos;

·        Percepção  da semelhanças e diferenças entre objetos redondos e não redondos;

·        Compreensão do dia;

·        Identificação do tempo através do relógio;

·        Exploração e identificação do tempo com ou sem auxilio do calendário;

·        Reconhecer as atividades realizadas para se divertir, relacionadas ao tempo de execução – ontem/hoje/amanhã;

·        Leitura de gráficos;

·        Exploração da noção da multiplicação, pela combinação de elementos num quadro de dupla-entrada;

·        Comparar grandezas;

·        Exploração da noção de medida de capacidade, utilizando unidades não convencionais;

·        Exploração da noção de metade;

·        Formação de grupos para facilitar a contagem;

·        Interpretação e representação da posição de elementos em uma grade quadriculada;

·        Ampliação de figuras bidimensionais;

·        Observação e comparação entre objetos do cotidiano e os sólidos geométricos;

·        Análise de um trajeto, observando os pontos de referência;

·         Utilização de linguagem matemática na resolução de problemas;

·        Exploração dos critérios de divisão.


AVALIAÇÃO:

Os alunos serão observados e avaliados com a intenção de diagnosticar seus progressos e dificuldades, elaborando assim atividades que gerem aprendizagem significativa.

 

HISTÓRIA

OBJETIVOS:

·        Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua auto-confiança;

·        Reconhecer os membros que compõem a sua família e o grau de parentesco;

·        Identificar  características da própria moradia e conhecer outros tipos de moradia;

·        Valorizar  ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

·        Respeitar as regras básicas de convívio;

·        Respeitar características individuais relacionadas à etnia, peso, sexo, religião e outras ;

·        Saber de mudanças ocorridas na sociedade, família, escola;

·        Estabelecer relações entre o presente e o passado;

·        Conhecer a história do município;

·        Identificar datas comemorativas e os respectivos significados;

·        Conhecer  os modos de ser de alguns grupos sociais;

·        Conhecer as relações de parentesco entre as pessoas que compõem uma família;

·        Identificar a posição que ocupa na família;

·        Identificar alguns sentimentos e valores que devem estar presentes em uma família;

·        Registrar, por meio de desenho, alguns tipos de moradia de sua cidade;

·        Perceber mudanças e permanências ocorridas em um determinado lugar;

·        Reconhecer a importância do endereço para localização;

·        Identificar os objetos de uma casa, conforme cada ambiente;

·        Ler os nomes de alguns ambientes e listá-los;

·        Expressar sua opinião a respeito da importância da escrita;

·        Relatar o que aprendeu na escola, o que mais interessou;

·        Conhecer a história da própria escola através de uma entrevista;

·        Participar de um passeio no interior da escola;

·        Reconhecer alguns ambientes da escola e representá-los através de símbolos;

·        Reconhecer os materiais humanos e materiais que fazem parte da sala de aula;

·        Valorizar os cuidados com materiais de uso individual e coletivo;

·        Participar de situações de pesquisas;

·        Saber o que é preciso para exercer determinadas profissões;

·        Conhecer um pouco da história do espaço rural;

·        Representar, por meio de desenhos, a profissão que gostaria de ter;

·        Listar o nome de algumas profissões e de alguns instrumentos de trabalho;

·        Reconhecer a importância do trabalho e de algumas profissões;

·        Realizar uma entrevista com uma pessoa sobre sua profissão;

·        Identificar a própria profissão;

·        Reconhecer a importância das profissões para sua vida futura;

·        Registrar sua preferência em relação do que pretende ser no futuro;

·        Identificar os meios de comunicação que utilizamos

·        Perceber a importância da comunicação entre as pessoas no mundo;

·        Estabelecer relações entre as falas das crianças em diferentes situações;

·        Compreender as relações sociais como resultado de interação e trabalho;

·        Identificar os meios de transporte;

·        Perceber a evolução e as características dos meios de transportes;

·        Reconhecer as importâncias dos sinais de trânsito;

·        Reconhecer símbolos relacionados às festas natalinas.


CONTEÚDOS:

Organização dos grupos sociais e seu modo de viver, ser e trabalhar

 Datas comemorativas


ESTRATÉGIAS:

·        Conversa dirigida;

·        Textos informativos;

·        Leitura de histórias;

·        Realização de passeios;

·        Audição e apresentação de músicas;

·        Ilustrações, fotos, gravuras;

·        Confecção de cartazes;

·        Pesquisas;

·        Apropriação de dados pessoais ( nome, nascimento, pais, irmãos, parentes);

·        Identificação de grau de parentesco;

·        Observação e descrição de diferentes tipos de habitações;

·        Comunicação e expressão de desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades em brincadeiras e ações cotidianas;

·        Levantamento e respeito às semelhanças e diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, raciais entre as pessoas do meio em que o aluno vive;

·        Informações sobre transformações e permanências ocorridas na sociedade, escola, família;

·        Informações sobre a história de santa adélia;

·        Apresentação da bandeira de santa adélia;

·        Audição e canto do hino de santa adélia e nacional;

·        Localização de bairros e ruas do meio em que vive;

·        Identificação dos membros que trabalham na escola, seus nomes e respectivas funções;

·        Reconhecimento de profissões e respectivas funções;

·        Apropriação do significado das datas comemorativas;

·        Realização de passeios;

·        Audição e apresentação de músicas, poesias;

·        Confecção de cartazes;

·        Exibição de filmes;

·        Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras;

·        Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do  presente e do passado;

·        Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição;

·        Valorização do patrimônio cultural de seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural;

·        Expressão, manifestação e controle progressivo de suas necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas;

·        Iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda se necessário;

·        Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação;

·        Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura, etc.;

·        Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos;

·        Conhecimento, respeito e utilização de algumas regras elementares de convívio social;

·        Participação em situações  que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço, quando isso for pertinente;

·        Valorização dos cuidados com materiais de uso individual e coletivo;

·        Conhecimento das relações de parentesco;

·        Participação em pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros;   

·        Identificação de alguns sentimentos e valores que devem estar presentes no convívio social (família);

·        Participação em atividades que envolvam histórias que digam respeito às moradias de sua comunidade e de outras;

·        Conhecimento das permanências e das mudanças ocorridas nas moradias da cidade;

·        Reconhecimento a importância do endereço para localização;

·        Reconhecimento de alguns objetos pertencentes a determinados ambientes da casa;

·        Conhecimento da própria escola;

·        Passeio pela escola;

·        Representação da escola através do desenho;

·        Reconhecimento dos elementos humanos e materiais que fazem parte da sala de aula;

·        Valorização dos materiais individuais e coletivo;

·        Organização e cuidado com os materiais no espaço físico da sala de aula;

·        Estabelecimento de relações entre algumas profissões e seus respectivos instrumentos de trabalho;

·        Valorização do trabalho do homem;

·        Conhecimento da existência da telegrafo;

·        Conhecimento de instrumentos que facilitam a comunicação entre os homens;

·        Reconhecimento e valorização do telefone e do livro, como um dos meios de comunicação;

·        Reconhecimento de sinais, gestos e placas, como representação de idéias para facilitar a comunicação entre as pessoas;

·        Reconhecer os meios de transportes;

·        Identificação do trem, como um dos meios de transporte terrestre;

·        Reconhecimento dos meios de transporte terrestre, bem como sua evolução;

·        Reconhecimento de símbolos relacionados ás festas natalinas.


AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados mediante os conteúdos propostos e a expressão sobre a compreensão destes. Havendo necessidade, os conteúdos serão retomados para que o aluno consiga compreender e tenha uma aprendizagem significativa.

 

GEOGRAFIA


OBJETIVOS:

·        Reconhecer  na natureza e no meio em que vive, diferentes manifestações da natureza;

·        Conhecer e comparar a paisagem local;

·        Reconhecer as mudanças ocorridas na natureza através da influência de grupos sociais;

·        Utilizar a observação e descrição;

·        Deslocar-se com autonomia nos lugares onde vive e se relaciona;

·        Perceber a importância da preservação ambiental;

·        Identificar pontos de referência na escola;

·        Descrever e representar pequenos trajetos, observando referências;

·        Participação de pesquisas;

·        Identificar elementos naturais e elementos construídos pelos homens;

·        Fazer a leitura da imagem por meio de observação, narração e descrição;

·        Reconhecer as necessidades que levaram o homem a alterar o ambiente;

·        Reconhecer os benefícios e prejuízos causados pela alteração do meio ambiente;

·        Estabelecer relações de distância;

·        Ampliar sua percepção de elementos do seu meio físico e social, observando algumas mudanças que ocorrem em torno de si ;

·        Participar coletivamente de campanhas que ajudam a manter o meio ambiente saudável e com boa qualidade.


CONTEÚDOS:

Os lugares e suas paisagens

Meio ambiente


ESTRATÉGIAS:

·        Conversa dirigida;

·        Textos informativos;

·        Leitura de histórias;

·        Realização de passeios;

·        Exibição de filmes;

·        Apresentação e audição de músicas;

·        Ilustrações, fotos, gravuras;

·        Confecção de cartazes.

·        Pesquisas;

·        Observação e descrição da paisagem local (rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas, mar, montanhas, etc.);

·        Observação e hábitos de preservação ambiental;

·        Utilização de fotos, gravuras, para apresentar mudanças ocorridas com a transformação realizada prelo ser humano na natureza;

·        Utilização, com a ajuda dos adultos, de fotos, relatos e outros registros para a observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo;

·        Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços e do ambiente;

·        Participação em atividades que envolvam processos de confecção de objetos;

·        Reconhecimento de algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais;

·        Conhecimento de algumas propriedades dos objetos: refletir, ampliar ou inverter as imagens, produzir, transmitir ou ampliar sons, propriedades, etc.;

·        Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e prevenção de acidentes, e à sua conservação;

·        Participação de pesquisas;

·        Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço;

·        Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência;

·        Identificação de elementos naturais e elementos construídos pelo homem;

·        Reconhecimento das necessidades que levaram o homem ao alterar o meio ambiente;

·        Reconhecimento dos benefícios e prejuízos causados pela alteração de ambiente;

·        Participar de atividades que envolvam entrevistas;

·        Ampliação da percepção de elementos do seu meio físico e social, observando algumas mudanças que ocorreram;

·        Exploração do seu meio físico e contato com ele, estabelecendo relação entre as ações e as consequências que delas derivam;

·        Reconhecimento das situações de desmatamento e extinção de animais.

AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados mediante os conteúdos propostos e a expressão sobre a compreensão destes. Havendo necessidade os conteúdos serão retomados para que o aluno consiga compreender e tenha uma aprendizagem significativa.

CIÊNCIAS


OBJETIVOS:

·        Valorizar a limpeza pessoal e a aparência;

·        Perceber a importância  do cuidado com o próprio corpo através da higiene pessoal;

·        Realizar hábitos de higiene pessoal;

·        Reconhecer a importância da higiene ambiental;

·        Praticar ações de higiene ambiental;

·        Reconhecer as partes do corpo e suas respectivas funções;

·        Compreender sobre a necessidade de alimentar-se de modo saudável;

·        Distinguir seres vivos e suas características;

·        Preocupar-se com a prevenção de doenças  e cuidados necessários;

·        Identificar as próprias características físicas, sensações, limites e potencialidades do próprio corpo;

·        Perceber que o seu corpo ocupa um determinado espaço, que tem sensações, limites e potencialidades;

·        Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas;

·        Observar as etapas do desenvolvimento humano;

·        Reconhecer a importância dos exercícios para manter uma boa saúde;

·        Vitaminas e suas importâncias;

·        Alimentos e as vitaminas que possuem;

·        Moradia dos animais;

·        Participação de atividades que envolvam pesquisas;

·        Perceber que o ar existe( sem cheiro, sem cor e sem sabor), mediante a observação do movimento de objetos;

·        Reconhecer a importância do ar;

·        Expressar a opinião a respeito da maneira como os animais vivem em liberdade;

·        Pesquisar um pássaro e registrar uma curiosidade sobre ele;

·        Perceber a importância da água;

·        Reconhecer os lugares onde podemos encontrar água;

·        Identificar como e onde a água é utilizada;

·        Reconhecer que em nosso planeta há mais água do que terra;

·        Reconhecer os elementos que poluem e contaminam a água;

·        Reconhecer os benefícios e prejuízos causados pelo sol ao nosso corpo;

·        Identificar alguns cuidados que devemos ter em relação ao sol;

·        Decifrar noite e dia;

·        Identificar as plantas que embelezam o ambiente;

·        Reconhecer, através da escrita, as partes das plantas;

·        Saber que as partes das plantas servem de alimento para o homem e alguns animais;

·        Nomear vegetais e verificar a que parte da planta eles pertencem;

·        Reconhecer a existência de vegetais nascidos de sementes e de mudas;

·        Pesquisar os tipos de sementes das frutas;

·        Origem das plantas;

·        Plantar o feijoeiro na terra;

·        Identificar os alimentos necessários para o desenvolvimento das plantas;

·        Cuidados que devem ter com o desenvolvimento da planta;

·        Processo pela qual um vegetal passa desde o seu plantio até a colheita;

·        Plantas medicinais;

·        Reconhecer as utilidades da madeira;

·        Reconhecer as importâncias das árvores para o homem;

·        Identificar animais que vivem em zoológicos;

·        Reconhecer as características do animais;

·        Reconhecer o habitat  que os animais vivem;

·        Identificar alguns produtos fornecidos pelos animais;

·        Conhecer as características dos ovos de diferentes animais;

·        Nascimento dos animais.

CONTEÚDOS:

Os seres vivos

Os fenômenos da natureza


ESTRATÉGIAS:

·        Conversa dirigida;

·        Textos informativos;

·        Leitura de histórias;

·        Realização de passeios;

·        Exibição de filmes;

·        Apresentação e audição de músicas;

·        Ilustrações, fotos, gravuras;

·        Confecção de cartazes;

·        Pesquisas;

·        Informação sobre hábitos saudáveis;

·        Valorização de hábitos de higiene pessoal e ambiental;

·        Observação e descrição da higiene no meio em que vive;

·        Identificação e comparação das partes do corpo  e suas  funções nas diferentes fases da vida;

·        Apreciação da merenda escolar, sabendo sobre a importância dos alimentos que serão  consumidos;

·        Informação sobre as características dos seres vivos;

·        Observação  e descrição dos seres vivos presentes no meio em que vive;

·        Informações sobre a transmissão das doenças;

·        Realização de hábitos que previnam doenças como verminose, piolho, diarréia;

·        Informação sobre o tratamento de doenças;

·        Alerta sobre perigos da auto-mediação ou tomar remédio em o conhecimento dos pais ou responsáveis;

·        Informação sobre a obrigatoriedade de tomar as vacinas para que assim não adquiram doenças graves;

·        Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais;

·        Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio de sua criação e cultivo;

·        Conhecimento de algumas espécies na fauna e flora brasileira e mundial;

·        Percepção dos cuidados necessários

·        Á preservação da vida e do ambiente;

·        Valorização da vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas;

·        Percepção dos cuidados com o corpo, à prevenção de acidentes e à saúde de forma geral;

·        Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo;

·        Estabelecimento de relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios, chuvas, secas, etc.) E as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem;

·        Participação em diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento;

·        Procedimentos relacionados à alimentação e à higiene das mãos, cuidado e limpeza pessoal das várias partes do corpo;

·        Procedimentos básicos de prevenção de acidentes e autocuidado;

·        Utilização adequada dos sanitários;

·        Identificação de situações de risco no seu ambiente mais próximo;

·        Percepção das características físicas, limites e potencialidades do corpo;

·        Observação das etapas do desenvolvimento do homem;

·        Participação de pesquisas;

·        Importância da higiene física e mental;

·        Reconhecimento dos produtos utilizados de higiene pessoal através de seus rótulos;

·        Reconhecimento dos alimentos e suas vitaminas;

·        Identificação de animais que constroem suas casas;

·        Percepção da existência e a importância do ar, mediante a observação de objetos;

·        Reconhecimento da importância dos elementos natureza-água;

·        Valorização do sol como elemento que influência o dia e a noite;

·        Características das plantas;

·        Reconhecimento dos tipos de vegetais;

·        Percepção visual e tátil;

·        Partes das plantas que servem de alimentos para animais;

·        Tipos de sementes;

·        Plantas medicinais e suas utilidades;

·        Importância das árvores para os seres vivos;

·        Cuidados com o meio ambiente;

·        Estabelecer relações entre diferentes espécies de seres vivos;

·        Ampliar e respeitar o conhecimento do mundo natural

·        Fases e desenvolvimento de um animal nascido de um ovo;

·        Estabelecimento das relações entre espécies seres vivos.

 AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados mediante os conteúdos propostos e a expressão sobre a compreensão destes. Havendo necessidade os conteúdos serão retomados para que o aluno consiga compreender e tenha uma aprendizagem significativa.

 O TRABALHO TAMBÉM SERÁ REALIZADO ATRAVÉS DE:

 - Roda de conversa;

- Dramatizações;

- Situações-problema a partir da realidade;

- Identificação de singularidades próprias e das pessoas com as quais convive;

- Brincadeiras diversificadas (utilização – confecção de cantinhos específicos)

- Higiene pessoal e do ambiente;

- Elaboração em conjunto dos limites da sala de aula;

- Rotina semanal;

- Escrita do nome (Bingo de nomes, jogo da memória, dominó) entre outros;

- Jogos e brincadeiras;

- Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos (índios, negros, orientais);

- Escrita do nome, nome dos colegas e familiares;

- Listas;

- Palavras estáveis trabalhadas através da apresentação de objetos ou personagens;

- Histórias em quadrinhos;

- Títulos (dar títulos);

- Alfabeto;

- Ordem alfabética;

- Escrita espontânea;

- Recados (falados);

- Exposição oral sobre os trabalhos (explicar, argumentar);

- Ordenar figuras numa sequência (oral e escrita);

- Reconto de histórias;

- Produção coletiva de texto oral e escrita;

- Rotina do dia (escrita na lousa);

- Chamada (todos os dias);

- Palavras estáveis trabalhadas através de textos;

- História em quadrinhos;

- Caça - palavras; palavras cruzadas;

- Textos instrucionais;

- Listas e títulos;

- Reconto e reescrita de textos narrativos;

- Expressão Oral – (descrição);

- Escrita de nomes de personagens;

- Cartazes;

- Uso da agenda todos os dias (feito pelos alunos);

- Datas Comemorativas.


AVALIAÇÃO ANUAL EM TODOS OS BIMESTRES
A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos no caderno, em cadernetas e avaliações, enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos de formas já citadas. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos e esperamos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Sistema de Ensino Aprende Brasil, Editora Positivo, 2010.


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