SEQUÊNCIA
DIDÁTICA "A GIRAFA E O MEDE-PALMO"
TEMA: A GIRAFA E O MEDE-PALMOS
TURMA: 1º
ano C
PERÍODO: Duas semanas (10 dias)
DIREITOS
GERAIS:
CIENCIAS
ü Identificar
a diversidade de animais e as características que garantem sua sobrevivência
nos diversos ambientes.
ü Comparar
diferentes animais com relação à alimentação, locomoção, reprodução e ao
habitat.
PORTUGUÊS
ü Compreender
e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em
suportes textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos
comunicativos, considerando as condições em que os discursos são criados e
recebidos.
ü Apreciar
e compreender textos do universo literário (contos, fábulas, crônicas, poemas,
dentre outros), levando se em conta os fenômenos de fruição estética, de
imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode
produzir durante a leitura.
MATEMÁTICA
ü NÚMEROS E
OPERAÇÕES - Identificar os números em diferentes contextos e funções; utilizar
diferentes estratégias para quantificar, comparar e comunicar quantidades de
elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças
reconheçam sua necessidade. Elaborar e resolver problemas de estruturas
aditivas e multiplicativas utilizando estratégias próprias como desenhos,
decomposições numéricas e palavras.
ü GRANDEZAS
E MEDIDAS - Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias
pessoais e uso de instrumentos de medida adequado com compreensão do processo
de medição e das características do instrumento escolhido. Fazer estimativas;
reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil.
ü TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO - Ler,
interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes
configurações (do tipo: anúncios, gráficos, tabelas, propagandas),
utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na comunicação, agindo de
forma efetiva na realidade em que vive. Formular questões, coletar, organizar,
classificar e construir representações próprias para a comunicação de dados
coletados.
EIXOS:
PORTUGUÊS
Leitura
ü Compreender
textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes
propósitos;
ü Reconhecer
finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças;
ü Localizar
informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo
professor ou outro leitor experiente;
Produção
de texto
ü Planejar a escrita de textos
considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para
atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba.
ü Produzir e compreender textos orais e
escritos com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e
comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos
preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero,
preconceito a grupos sexuais, preconceito linguístico, dentre outros).
ü
Oralidade
ü Participar
de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala;
ü Analisar
a pertinência e a consistência de textos orais
ü Reconhecer
gêneros textuais e seus contextos de produção;
ü Relacionar fala e escrita, tendo em
vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os
diferentes gêneros textuais.
ü Valorizar os textos de tradição oral,
reconhecendo-os como manifestações culturais;
MATEMÁTICA
Números e
operações
ü Identificar
números nos diferentes contextos em que se encontram em suas diferentes
funções: indicador de quantidade de elementos de uma coleção discreta
(cardinalidade); medida de grandezas (2 quilos, 3 dias, etc); indicador de
posição (número ordinal); e código (número de telefone, placa de carro, etc);
ü Identificar
posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e
antecessor;
Grandezas
e medidas
ü Selecionar
e utilizar instrumentos de medida apropriados à grandeza a ser medida (por
exemplo: tempo, comprimento, massa, capacidade), com compreensão do processo de
medição e das características do instrumento escolhido;
ü Fazer e
utilizar estimativas de medida de tempo e comprimento.
Tratamento
da informação
ü Ler,
interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes configurações
(do tipo: anúncio, gráficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na
compreensão de fenômenos sociais e na comunicação, agindo de forma efetiva na
realidade em que vive;
ü Interpretar
e elaborar listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada, gráfico de barras
para comunicar a informação obtida, identificando diferentes categorias.
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS:
ü Português;
ü Matemática;
ü
Ciências
CONTEÚDOS
ABORDADOS:
ü Leitura e interpretação;
ü Oralidade em grupo;
ü Produção textual;
ü Números ordinais;
ü Sequência e ordem;
ü Tabelas e gráficos;
ü Medidas de comprimento (palmo)
LIVRO: A GIRAFA E O MEDE PALMO
Apresentação em Power Point do livro A Girafa e o
Mede Palmo, primeiramente realizado de forma coletiva com a utilização do data
show.
https://drive.google.com/open?id=1Na7tq1mzm5aGHcbKdLtf4d29oGQGhX3AhEdj27rC7GY
https://drive.google.com/open?id=1Na7tq1mzm5aGHcbKdLtf4d29oGQGhX3AhEdj27rC7GY
Explanação e promoção de questionamentos sobre a
utilização das medidas não convencionais proposta pelo livro, seguido da
apresentação de um instrumento de medida convencional: a régua, a fita métrica
e a trena.
Apresentação dos animais presentes na história, bem
como, de algumas características e curiosidades de cada um.
Promoção de resolução de situações problemas do
campo aditivo (adição e subtração) com os animais presentes na história.
Escrita de lista do nome dos animais com a contagem
da quantidade de letras e sílabas.
Levantamento de dados e construção de gráfico de
barras do animal preferido de cada aluno.
Ordenação de forma sequenciada da chegada de cada
animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE VC ESTÁ ACHANDO DO MEU BLOG...
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM!!!
OBRIGADA!!!