PNAIC


Cadastramento dos professores alfabetizadores
O eixo principal do PACTO é a formação continuada do professor alfabetizador, por meio de
curso presencial de 2 anos, com carga horária de 120 hs/a por ano. Este professor terá atividades
aplicadas às suas turmas durante o curso.
Requisitos para ser professor alfabetizador
· Ter lecionado em qualquer turma do ensino fundamental em 2012;
· Ser professor de alguma turma do ciclo de alfabetização em 2013 (turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental de nove anos e/ou também em classes multisseriadas);
· Seu nome tem de constar no censo de 2012.
Bolsa e certificado
Este professor receberá uma bolsa, de ajuda de custo, no valor de R$ 200,00.
Todos terão o certificado da universidade.
Professores alfabetizadores que não foram cadastrados no censo escolar de 2012 poderão fazer o
curso. Porém, receberão apenas o certificado da universidade.
Não receberão a bolsa.
Pré-condições para o cadastramento dos professores
· Só os Coordenadores podem cadastrar as turmas de professores alfabetizadores;
· O acesso ao cadastramento de professores no Sispacto só será possível quando a universidade lançar a presença dos Orientadores de Estudo frequentes na etapa inicial de sua formação (curso de 40h);
· A mensagem “Orientador não possui Formação inicial” significa que a universidade ainda não concluiu o registro de frequência dos Orientadores de Estudo;· Assim que as universidades registrarem a presença dos Orientadores de Estudo, o sistema
enviará um e-mail para os Coordenadores iniciarem o cadastramento das turmas dos
professores alfabetizadores.
Passo a passo para o cadastramento dos professores alfabetizadores
1. O Coordenador Local recebe o e-mail informando que é chegada a hora de cadastrar os professores;
2. O Coordenador deve entrar no SisPacto;
3. Dentro do SisPacto deve clicar na aba turmas (ver abaixo);
4. Dentro da aba turmas, clicar no símbolo localizado antes do nome de cada turma (ver a seta
abaixo);
5. Uma nova janela se abrirá (ver abaixo) e o Coordenador poderá cadastrar cada professor de cada turma, clicando no botão inserir professor (ver seta);6. Quando o Coordenador local clica no botão inserir professor, uma nova janela se abre, e nela
aparecem o CPF e o nome de todos os professores cadastrados no censo escolar de sua rede no ano de 2012.
7. Selecionar os docentes, informando e-mail de cada professor. Marcar a turma que este professor alfabetizador está lecionando em 2013. É importante que cada professor tenha um email válido e único. Não utilizar e-mail do coordenador local ou institucional.
8. Na aba Busca Livre por CPF é possível cadastrar professores que não estão no Censo Escolar de 2012, desde que eles estejam em turmas de alfabetização (1º, 2º e 3º ano ou turmas multisseriadas/multietapa) em 2013. Os professores que forem inseridos desta forma terão que frequentar o curso de formação, mas não receberão bolsa de estudo em 2013. Estes professores entrarão no Censo Escolar de 2013. Portanto, em 2014 passarão a receber bolsa de estudo como os demais.
9. Quando forem inseridos professores que não constam do Censo Escolar 2012, é necessário anexar documentação comprobatória de que o professor está em efetivo exercício no ano de 2013 em turmas de alfabetização (1º, 2º e 3º ano ou turmas multisseriadas/multietapa).
· O critério preferencial é montar turmas apenas com professores do 1º ou do 2º ou do 3º ou de turmas multisseriadas. As turmas mistas só serão aceitas onde isto não for possível.

http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Cadastramento


leitura

análise linguística-apropriação do sistema de escrita alfabética

análise linguística-discursividade,textualidade e normatividade



produção de textos escritos 
DIREITOS  DE  APRENDIZAGEM


PNAIC - DIREITOS DE APRENDIZAGEM - LP
COMPREENDER E PRODUZIR TEXTOS ORAIS E ESCRITOS DE DIFERENTES GÊNEROS, VEICULADOS EM SUPORTES TEXTUAIS DIVERSOS, E PARA ATENDER A DIFERENTES PROPÓSITOS COMUNICATIVOS, CONSIDERANDO AS CONDIÇÕES EM QUE OS DISCURSOS SÃO CRIADOS E RECEBIDOS.
APRECIAR E COMPREENDER TEXTOS DO UNIVERSO LITERÁRIO (CONTOS, FÁBULAS,  CRÔNICAS,  POEMAS, DENTRE OUTROS) , LEVANDO EM CONTA OS FENÔMENOS DE FRUIÇÃO ESTÉTICA, DE IMAGINAÇÃO E DE LIRISMO, ASSIM COMO OS MÚLTIPLOS SENTIDOS QUE O LEITOR PODE PRODUZIR DURANTE A LEITURA.
APRECIAR E USAR EM SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS OS GÊNEROS LITERÁRIOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA INFÂNCIA, COMO PARLENDAS, CANTIGAS, TRAVA LÍNGUAS.
COMPREENDER E PRODUZIR TEXTOS DESTINADOS À ORGANIZAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO SABER ESCOLAR/CIENTÍFICO (TEXTOS DIDÁTICOS, NOTAS DE ENCICLOPÉDIA, VERBETES, RESUMOS, RESENHAS, DENTRE OUTROS) E À ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR (AGENDAS, CRONOGRAMAS, CALENDÁRIOS, CADERNOS DE NOTAS...).
PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE LEITURA/ESCUTA E PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA DE TEXTOS DESTINADOS À REFLEXÃO E DISCUSSÃO ACERCA DE TEMAS SOCIAIS RELEVANTES (NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS DE OPINIÃO, CARTAS DE LEITORES, DEBATES, DOCUMENTÁRIOS...).
PRODUZIR E COMPREENDER TEXTOS ORAIS E ESCRITOS COM FINALIDADES VOLTADAS PARA A REFLEXÃO SOBRE VALORES E COMPORTAMENTOS SOCIAIS, PLANEJANDO E PARTICIPANDO DE SITUAÇÕES DE COMBATE AOS PRECONCEITOS E ATITUDES DISCRIMINATÓRIAS (PRECONCEITO RACIAL, DE GÊNERO, PRECONCEITO A GRUPOS SEXUAIS, PRECONCEITO LINGUÍSTICO, DENTRE OUTROS).







LP - ORALIDADE
ANO 1
ANO 2
ANO 3
PARTICIPAR DE SITUAÇÕES ORAIS EM SALA DE AULA, QUESTIONANDO, SUGERINDO, ARGUMENTANDO E RESPEITANDO OS TURNOS DE FALA.
I / A
A / C
C
ESCUTAR COM ATENÇÃO TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS, SOBRETUDO OS MAIS FORMAIS, COMUNS EM SITUAÇÕES PÚBLICAS, ANALISANDO-OS CRITICAMENTE.
I / A
A / C
A / C
PLANEJAR INTERVENÇÕES ORAIS EM SITUAÇÕES PÚBLICAS: EXPOSIÇÃO ORAL, DEBATE, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA.
I
A / C
C
PRODUZIR TEXTOS ORAIS DE DIFERENTES GÊNEROS, COM DIFERENTES PROPÓSITOS, SOBRETUDO OS MAIS FORMAIS COMUNS EM INSTÂNCIAS PÚBLICAS (DEBATE, ENTREVISTA, EXPOSIÇÃO, NOTÍCIA, PROPAGANDA, RELATO DE EXPERIÊNCIAS ORAIS, DENTRE OUTROS).
I
I / A
A / C
ANALISAR A PERTINÊNCIA E A CONSISTÊNCIA DE TEXTOS ORAIS, CONSIDERANDO AS FINALIDADES E CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS.
I
A
A / C
RECONHECER A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA, VALORIZANDO AS DIFERENÇAS CULTURAIS ENTRE VARIEDADES REGIONAIS, SOCIAIS, DE FAIXA ETÁRIA, DE GÊNERO DENTRE OUTRAS.
I
A
A / C
RELACIONAR  FALA E ESCRITA, TENDO EM VISTA A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA, AS VARIANTES LINGUÍSTICAS E OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS.
I
A
C
VALORIZAR OS TEXTOS DE TRADIÇÃO ORAL, RECONHECENDO-OS COMO MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.
I / A / C
A / C
A / C








LP - PRODUÇÃO DE TEXTOS  ESCRITOS
ANO 1
ANO 2
ANO 3
PLANEJAR  A  ESCRITA  DE TEXTOS  CONSIDERANDO  O  CONTEXTO DE PRODUÇÃO:ORGANIZAR ROTEIROS,PLANOS GERAIS PARA ATENDER A DIFERENTES FINALIDADES,COM AJUDA DE ESCRIBA.
I / A
A / C
A /C
PLANEJAR A ESCRITA DE TEXTOS CONSIDERANDO O CONTEXTO DE PRODUÇÃO: ORGANIZAR ROTEIROS, PANOS GERAIS PARA ATENDER A DIFERENTES FINALIDADES, COM AUTONOMIA.
I
A
A / C
PRODUZIR TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS, ATENDENDO A DIFERENTES FINALIDADES, POR MEIO DE ATIVIDADE DE UM ESCRIBA.
I / A
A / C
C
PRODUZIR TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS COM AUTONOMIA, ATENDENDO A DIFERENTES FINALIDADES.
I
I / A
A / C
GERAR E ORGANIZAR O CONTEÚDO TEXTUAL, ESTRUTURANDO OS PERÍODOS E UTILIZANDO RECURSOS COESIVOS PARA ARTICULAR IDÉIAS E FATOS.
I
I / A
A / C
ORGANIZAR O TEXTO, DIVIDINDO-O EM TÓPICOS E PARÁGRAFOS.
I
A / C
PONTUAR OS TEXTOS, FAVORECENDO A COMPREENSÃO DO LEITOR.
I
A / C
UTILIZAR VOCABULÁRIO DIVERSIFICADO E ADEQUADO AO GÊNERO E ÀS FINALIDADES PROPOSTAS.
I /A
A / C
A / C
REVISAR COLETIVAMENTE OS TEXTOS DURANTE O PROCESSO DE ESCRITA EM QUE O PROFESSOR É ESCRIBA, RETOMANDO AS PARTES JÁ ESCRITAS E PLANEJANDO OS TRECHOS SEGUINTES.
I / A
A
A / C
REVISAR AUTONOMAMENTE OS TEXTOS DURANTE O PROCESSO DE ESCRITA, RETOMANDO AS PARTES JÁ ESCRITAS E PLANEJANDO OSS TRECHOS SEGUINTES.
I / A
A / C
REVISAR OS TEXTOS APÓS DIFERENTES VERSÕES, REESCREVENDO-OS DE MODO A APERFEIÇOAR AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS.
I
A


LP - ANÁLISE LINGUÍSTICA - 1
ANO 1
ANO 2
ANO 3
ESCREVER O PRÓPRIO NOME
I / A / C
RECONHECER E NOMEAR AS LETRAS DO ALFABETO
I / A / C
DIFERENCIAR LETRAS DE NÚMEROS E OUTROS SÍMBOLOS.
I / A / C
CONHECER A ORDEM ALFABÉTICA E SEUS USOS EM DIFERENTES GÊNEROS.
I / A / C
RECONHECER DIFERENTES TIPOS DE LETRAS EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS E SUPORTES TEXTUAIS.
I / A
A / C
USAR DIFERENTES TIPOS DE LETRAS EM SITUAÇÕES DE ESCRITA DE PALAVRAS E TEXTOS.
I
A
C
COMPREENDER QUE PALAVRAS DIFERENTES COMPARTILHAM CERTAS LETRAS.
I / A / C
PERCEBER QUE PALAVRAS DIFERENTES VARIAM QUANTO AO NÚMERO, REPERTÓRIO E ORDEM DAS LETRAS.
I /A / C
SEGMENTAR ORALMENTE AS SÍLABAS DE PALAVRAS E COMPARAR AS PALAVRAS QUANTO AO TAMANHO.
I /A / C
IDENTIFICAR SEMELHANÇAS SONORAS EM SÍLABAS QUE RIMAM.
I /A / C
RECONHECER QUE AS SÍLABAS VARIAM QUANTO ÀS SUAS COMPOSIÇÕES.
I /A / C
PERCEBER QUE AS VOGAIS ESTÃO PRESENTES EM TODAS AS SÍLABAS.
I /A / C
LER, AJUSTANDO A PAUTA SONORA AO ESCRITO.
I /A / C
DOMINAR AS CORRESPONDÊNCIAS ENTRE LETRAS OU GRUPO DE LETRAS E SEU VALOR SONORO, DE MODO A LER PALAVRAS E TEXTOS.
I / A
A / C
C
DOMINAR AS CORRESPONDÊNCIAS ENTRE LETRAS OU GRUPO DE LETRAS E SEU VALOR SONORO, DE MODO A ESCREVER PALAVRAS E TEXTOS.
I / A
A / C
C


LP - ANÁLISE LINGUÍSTICA - 2
ANO 1
ANO 2
ANO 3
ANALISAR A ADEQUAÇÃO DE UM TEXTO (LIDO, ESCRITO OU ESCUTADO) AOS INTERLOCUTORES E À FORMALIDADE DO CONTEXTO AO QUAL SE DESTINA.
I / A
A / C
A / C
CONHECER E USAR DIFERENTES SUPORTES TEXTUAIS, TENDO EM VISTA SUAS CARACTERÍSTICAS: FINALIDADES, ESFERA DE CIRCULAÇÃO, TEMA, FORMA DE COMPOSIÇÃO, ESTILO, ETC.
I / A /  C
A / C
C
RECONHECER GÊNEROS TEXTUAIS E SEUS CONTEXTOS DE PRODUÇÃO.
I / A / C
I / A / C
I / A / C
CONHECER E USAR PALAVRAS  OU EXPRESSÕES QUE ESTABELECEM A COESÃO COMO: PROGRESSÃO DO TEMPO, MARCAÇÃO DO ESPAÇO E RELAÇÕES DE CAUSALIDADES.
I
A
A / C
CONHECER E USAR PALAVRAS  OU EXPRESSÕES QUE RETOMAM COESIVAMENTE O QUE JÁ FOI ESCRITO(PRONOMES PESSOAIS, SINÔNIMOS E EQUIVALENTES).
I
A
A / C
USAR ADEQUADAMENTE A CONCORDÂNCIA  E RECONHECER VIOLAÇÕES DE CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL.
I
A / C
CONHECER E FAZER USO DAS GRAFIAS DE PALAVRAS COM CORRESPONDÊNCIAS REGULARES DIRETAS ENTER LETRAS E FONEMAS ( P, B, T, D, F, V).
I / A
A
C
CONHECER E FAZER USO DAS GRAFIAS DE PALAVRAS COM CORRESPONDÊNCIAS REGULARES CONTEXTUAIS ENTRE LETRAS OU GRUPO DE LETRAS E SEU VALOR SONORO ( C/QU; G/GU; R/RR; SA/SO/SU EM INÍCIO DE PALAVRAS; JA/JO/JU; Z INICIAL; O OU U/E OU I EM SÍLABA FINAL; M OU N NASALIZANDO FINAL DE SÍLABA; NH; Ã E ÃO EM FINAL DE SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS.
I
A / C
CONHECER E FAZER USO DE PALAVRAS COM CORRESPONDÊNCIAS IRREGULARES, MAS DE USO FREQUENTE.
I
A
SABER USAR O DICIONÁRIO, COMPREENDENDO SUA FUNÇÃO E ORGANIZAÇÃO.
I
A / C
SABER PROCURAR NO DICIONÁRIO A GRAFIA CORRETA DAS PALAVRAS.
I
A / C
IDENTIFICAR E FAZER USO DE LETRA MAIÚSCULA E MINÚSCULA NOS TEXTOS PRODUZIDOS, SEGUNDO AS CONVENÇÕES.
I
A
C
PONTUAR O TEXTO.
I
A / C
RECONHECER DIFERENTES VARIANTES DE REGISTRO DE ACORDO COM OS GÊNEROS E SITUAÇÕES DE USO.
I
A
C
SEGMENTAR PALAVRAS EM TEXTOS.
I
A / C
C
oralidade



Um comentário:

  1. O seu blog é otimo com muitas sugestões de aprendizagem para aplicarmos com nossos alunos.

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SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM!!!
OBRIGADA!!!