15 de ago de 2011

BULLYING-projeto

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
BULLYING
BULLYING É UM TERMO INGLÊS, UTILIZADO PARA DESCREVER ATOS DE VIOLÊNCIA FÍSICA OU PSICOLÓGICA, INTENCIONAIS OU REPETIDOS, PRATICADOS POR UM INDIVÍDUO OU GRUPO ( BULLIES), COM O OBJETIVO DE INTIMIDAR OU AGREDIR OUTRO INDIVÍDUO, QUE NÃO É CAPAZ DE SE DEFENDER NESSA SITUAÇÃO
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS AS HABITUAIS SITUAÇÕES INCLUEM:AGRESSÕES FÍSICAS, VERBAIS E PSICOLÓGICAS, INTENCIONALMENTE REPETIDAS E PRATICADAS, POR UM OU MAIS INDIVÍDUOS .
COMPORTAMENTO DE BULLYNG
DISCRIMINAR CHUTAR HUMILHAR BATER EMPURRAR PROVOCAR AMEAÇAR CHANTAGEAR OFENDER ABUSAR ABUSAR EXCLUIR FERIR IGNORAR ZOAR PERSEGUIR DESTRUIR BENS ROUBAR
O QUE PENSA O AGRESSOR
TEM UMA FRACA ALTO ESTIMA, POR ISSO, PENSA QUE A ÚNICA FORMA DE OBTER O RECONHECIMENTO DOS COLEGAS, É FAZENDO MAL AOS OUTROS, CONTROLANDO E MANDANDO EM QUEM CONSIDERA MAIS FRACO QUE ELE. JULGA-SE O MAIOR E MAIS ESPERTO. NÃO PÁRA QUANDO O AGREDIDO SUPLICA.
BULLYING É UM COMPORTAMENTO CRUEL, COVARDE, INJUSTO E INACEITÁVEL. NINGUÉM MERECE SER VÍTIMA DE QUALQUER AGRESSÃO!!!

QUEM SÃO AS VÍTIMAS HABITUAIS
o    OS DIFERENTES
o    COR DE CABELO, COR DE PELE, DEFICIÊNCIAS;
o    FORMA DE VESTIR, SOTAQUE, ETC...
o    OS INDEFESOS
o    MOSTRAM MEDO, PROVAVELMENTE CHORAM;
o    SÃO ALVOS PREFERIDOS DOS BULLIES
o    OS QUE SE ISOLAM
o    ANDAM SOZINHO, NÃO TEM QUEM OS SOCORRAM;
o    GERALMENTE ESCODEM QUE SÃO VÍTIMAS.
AS ATITUDES DOS QUE DÃO RISADAS SÓ REFORÇAM A AÇÃO DE QUEM OFENDE.
O PAPEL DA ESCOLA NÃO OBRIGADO! PROGRAMAS ANTIBULLYING QUE ENVOLVEM A CONSCIENTIZAÇÃO DE TODOS.



O PAPEL DOS PAIS
o    ATENÇÃO AS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO DOS FILHOS FORA DO AMBIENTE ESCOLAR.
o    PARCERIA COM A ESCOLA
o    ENVOLVIMENTO NAS ATIVIDADES DA ESCOLA