31 de mai de 2013

PROJETO CONHECENDO O LIXO


PROJETO CONHECENDO O LIXO

 Prof.ª GR@Ç@
FAIXA ETÁRIA: 6 ANOS

PERIODICIDADE: SEMANAL

ÁREA DO CONHECIMENTO: interdisciplinar

DURAÇÃO: 3 MESES

JUSTIFICATIVA

No bairro onde a escola está localizada existe um ECOPONTO(contêineres apropriados e devidamente identificados para coleta seletiva do lixo) através do qual é realizada a COLETA SELETIVA DE LIXO; porém percebe-se que a comunidade tem dificuldade em realizá-la e utilizar o eco ponto de forma correta. Pretendemos com este trabalho, desenvolver nos alunos e consequentemente em todos do seu convívio, o interesse, a importância e a necessidade em realizar este tipo de coleta do lixo, tanto para posterior reciclagem do material, quanto para que este procedimento se torne instrumento de efetiva atuação local.

OBJETIVOS

 Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas;
 Possibilitar aos alunos oportunidades para que modifiquem atitudes e práticas pessoais através da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente, adotando posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas na sociedade;
 Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino do mesmo, na reciclagem, nos comportamentos responsáveis de “produção” e “destino” do lixo, na escola, em casa e espaços em comum.

CONTEÚDOS

 Manutenção e preservação dos espaços coletivo e meio ambiente;
 Coleta seletiva de lixo;
 Reciclagem de materiais;
 Estudo do meio.


 
RECURSOS E MATERIAS

• Livros didáticos e paradidáticos sobre o assunto;
• Audiovisual sobre o lixo e a reciclagem;
• Lixeiras seletivas nas salas.

 

ETAPAS PREVISTAS

Roda de conversa para apresentação do projeto; Compartilhar objetivos e produto final; Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto através de questionamentos orais com registro(realizado pela professora) das informações levantadas;
Livro de história sobre reciclagem e registro( dos alunos) através de desenho – ½ folha de sulfite;
Roda de conversa sobre o estudo do meio(passeio à praça para visita ao ecoponto instalado no bairro) e necessidade da autorização dos pais para este passeio;
Estudo do meio (visita ao ecoponto);
Registro do passeio através de um texto coletivo onde a professora desempenhará o papel de escriba;
Leitura do livro “COELHOS” que trata especificamente dos contêineres para a coleta; Colocação das lixeiras nas salas;
Roda de conversa sobre especificidades de cada contêiner para coleta seletiva;
Recorte e colagem de cada tipo de material em seu respectivo contêiner;
Roda de conversa sobre a coleta seletiva em espaços da escola (lanche, secretaria, sala de aula, cozinha...);  
Coleta seletiva no lanche;
Texto coletivo sobre a coleta seletiva do lixo;
Audiovisual com debate;
Trazer um material de casa “limpo” para ser reciclado na escola – colocação nas respectivas lixeiras;
Passeio a um local onde tenha um ECOPONTO:
Apreciação dos registros com fotos e desenhos; Montagem do painel;