PROJETO: “Eu
e o meio em que vivo”
TEMA
Eu
e o meio em que vivo
Estudar
a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as
pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela
se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e
questionadora as normas e regras que a norteiam.
Adquirir
conhecimentos das partes do corpo, identificando e nomeando-as.
A
imagem corporal que o indivíduo tem de si mesmo é o ponto de referência para
todo o tipo de aquisição de conhecimento. É através do domínio do próprio corpo
que irá estruturar e organizar o conhecimento do mundo exterior.
As
atividades propostas possibilitarão aos alunos adquirir o conhecimento de si
mesmo e de sua família, levando-os a descobrir-se, sentir que possuem um nome,
uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas, em casa, na escola
e na sociedade.
ATITUDINAIS
Levar a criança a refletir ajudando-a a pensar;
Fazer com que a criança adquira hábitos, atitudes e habilidades para melhorar sua convivência na escola, na família e sociedade;
Conhecer o nome da criança;
Identificar o próprio nome e o do colega;
Conversar sobre quem faz parte da família;
Estabelecer relações e diferenças entre a casa e a escola;
Conhecer o próprio corpo;
Colagem sobre um grande boneco de papel (identificar os olhos, a boca, o nariz, braços, penas etc...).
Músicas que falem do nosso corpo e cuidados com ele;
Mural com fotos da família;
Confecção de uma “carteira de identidade”;
Trabalhar a parlenda: “Sou pequenininho do tamanho de um botão...” (desenvolver a linguagem oral);
Brincar de casinha dramatizando situações familiares;
Dobradura representando a escola;
Música “A casa” Vinícius de Morais;
Literatura Estória do Bonequinho Doce;
Confecção de um álbum com algumas atividades desenvolvidas e ao final mostrar às crianças e relembrar cada passo do nosso projeto, assim elas poderão dar suas opiniões sobre o que mais gostaram o que menos gostaram...
Estabelecer relação com a escola e a família;
Fazer com que a criança seja capaz de perceber-se como um ser social e que possui uma história;
Ampliar o vocabulário;
Explorar diferentes afazeres artísticos, desenhando, colando e pintando;
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE VC ESTÁ ACHANDO DO MEU BLOG...
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM!!!
OBRIGADA!!!