31 de mai de 2013

PROJETO: “Eu e o meio em que vivo”

PROJETO: “Eu e o meio em que vivo”

 

TEMA 

Eu e o meio em que vivo

 OBJETIVOS GERAIS

Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteiam.
Adquirir conhecimentos das partes do corpo, identificando e nomeando-as.

 JUSTIFICATIVA

A imagem corporal que o indivíduo tem de si mesmo é o ponto de referência para todo o tipo de aquisição de conhecimento. É através do domínio do próprio corpo que irá estruturar e organizar o conhecimento do mundo exterior.

As atividades propostas possibilitarão aos alunos adquirir o conhecimento de si mesmo e de sua família, levando-os a descobrir-se, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas, em casa, na escola e na sociedade.

 CONTEÚDOS

ATITUDINAIS
Levar a criança a refletir ajudando-a a pensar;
Fazer com que a criança adquira hábitos, atitudes e habilidades para melhorar sua convivência na escola, na família e sociedade;
Conhecer o nome da criança;
Identificar o próprio nome e o do colega;
Conversar sobre quem faz parte da família;
Estabelecer relações e diferenças entre a casa e a escola;
Conhecer o próprio corpo;

 PROCEDIMENTAIS
Registro das partes do corpo (contorno das crianças com giz no chão)
Colagem sobre um grande boneco de papel (identificar os olhos, a boca, o nariz, braços, penas etc...).
Músicas que falem  do nosso corpo e cuidados com ele;
Mural com fotos da família;
Confecção de uma “carteira de identidade”;
Trabalhar a parlenda: “Sou pequenininho do tamanho de um botão...” (desenvolver a linguagem oral);
Brincar de casinha dramatizando situações familiares;
Dobradura representando a escola;
Música “A casa” Vinícius de Morais;
Literatura Estória do Bonequinho Doce;
Confecção de um álbum com algumas atividades desenvolvidas e ao final mostrar às crianças e relembrar cada passo do nosso projeto, assim elas poderão dar suas opiniões sobre o que mais gostaram o que menos gostaram...

 CONCEITUAIS
Identificar a si mesmo, o próximo, o ambiente em que vive e o ambiente escolar;
Estabelecer relação com a escola e a família;
Fazer com que a criança seja capaz de perceber-se como um ser social e que possui uma história;
Ampliar o vocabulário;
Explorar diferentes afazeres artísticos, desenhando, colando e pintando;

 DURAÇÃO
Aproximadamente três meses

 AVALIAÇÃO
Contínua e processual