21 de abr. de 2010

PROJETO: Práticas de Leitura

PROJETO: PRÁTICAS DE LEITURA

Bloco de Conteúdo
Língua Portuguesa

Conteúdo
Leitura

Objetivos
Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde (seleção, antecipação e verificação).
Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita do texto.
Usar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras (quando já sabido) ou trabalhar em parceria com quem faz uso do valor sonoro convencional (quando ainda não sabido).

Conteúdo
Leitura na alfabetização inicial.

Anos
1º e 2º.

Tempo Estimado
Uma aula de 30 minutos em dias alternados aos de atividades de escrita, durante todo o ano.

Material necessário
Textos poéticos (parlendas, poemas, quadrinhas e canções).

Desenvolvimento

1ª ETAPA Selecione parlendas, poemas, quadrinhas e canções que considere interessantes. Distribua uma cópia para cada estudante e leia com a classe. Para que os leitores não-convencionais participem da atividade, garanta que saibam o texto de cor.

2ª ETAPA Informe onde se inicia o texto e proponha que todos leiam juntos, acompanhando o que está escrito com o dedo enquanto cantam ou recitam. O desafio será ajustar o falado ao escrito.

3ª ETAPA Peça que procurem algumas palavras e socializem com o grupo as pistas usadas para encontrá-las. Faça com que justifiquem as escolhas e explicitem o procedimento para descobrir o que estava escrito. Nessas atividades são utilizados textos que já se sabe de cor para antecipar o que está escrito e letras e partes de palavras conhecidas para verificar escolhas.

4ª ETAPA Uma variação da atividade é entregar as poesias recortadas em versos ou em palavras e pedir que sejam ordenadas. Para dar conta da tarefa, a garotada terá de acionar os conhecimentos que possui sobre o texto, os procedimentos de leitura já adquiridos e utilizar pistas gráficas (letras iniciais, finais etc.).

Avaliação
Registre suas observações sobre a participação dos pequenos: quais foram as pistas utilizadas e como eles justificaram escolhas. Anote também quais foram as suas intervenções mais importantes para a orientação da turma. Essas observações são fundamentais para o planejamento das atividades que virão a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE VC ESTÁ ACHANDO DO MEU BLOG...
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM!!!
OBRIGADA!!!