Período de Adaptação- Sugestões de atividades
Profª Gr@ç@ 02/2013
|
||||
IV
|
V
|
1° Ano
|
||
Ajudar na elaboração da rotina diária da classe.
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Ajudar na organização da sala.
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Bingo
de formas e cores
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Caixa do Segredo; O que estou fazendo; Brincando com Bambolês;
Atenção***Concentração***; O Banho
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Caixa
dos Cartões
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Calendário.
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Caminhos
diferentes: andar sobre linhas traçadas no chão.
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Cantar fazendo mímicas.
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Chamada
dos alunos pelo crachá – Atividade: Identificação do próprio nome
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Chamada
oral dos alunos pelo nome.
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Colagem com papel rasgado criando composições e
cenas (folhas de revistas, jornais, papel fantasia, de seda, crepom e
outros).
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Colocar várias sucatas e materiais (pinos
mágicos, blocos lógicos, etc.) para que agrupem conforme suas semelhanças
e/ou características (classificação).
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Contagem
dos alunos: meninos/meninas/total.
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Conversar com os coleguinhas, contando sobre os
acontecimentos vividos no seu dia-a-dia, casos e histórias ouvidas em casa
dos pais e avós.
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Dobraduras.
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Escrita do nome ou montagem do mesmo através das
letras móveis.
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Estabelecer
regras juntamente com as crianças sobre os “combinados” (o que a criança pode
ou não fazer). Colocar os “combinados” num mural na sala de aula para serem
sempre lembrados através da pseudoleitura. Tipos de combinados: Combinados de
higiene, combinados do parque, combinados do lanche; Uso dos materiais.
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Exercícios motores: Rolar no chão, subir e descer
escadas, saltar pequenos obstáculos como: caixas, pedaços de madeira, pneus
etc.
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Fazer “relax”: deitando-se no chão para ouvirem
CDs de histórias ou músicas (armário de aço). Esta atividade é recomendada
para ser feita após o recreio.
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Folhear revistas e livros de histórias para
nomear figuras, personagens, figuras conhecidas, descrever gravuras, contar
histórias etc.
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Identificação
do corpo e suas partes: placas de madeira (armário: sala dos professores).
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Identificação do nome: Identificar sua ficha ou
crachá entre as fichas dos colegas.
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Jogo da mímica:
imitando animais, expressões fisionômicas (triste, alegre, chorando, rindo).
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Jogo
do Tabuleiro: adição de quantidades (armário: sala dos professores).
|
|
|
Ø
|
|
Jogo do trava-línguas.
|
|
|
Ø
|
|
Jogos
da memória, bingo, dominó, com os nomes próprios dos alunos e figuras
conhecidas.
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Jogos de encaixe e de pareamento: latas e tampas,
caixas e tampas, lápis e borracha, garfo e colher, meias e sapatos etc.
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Jogos
e Brincadeiras Tradicionais: batata-quente, morto-vivo, corre-cutia, bola ao
túnel, coelhinho sai da toca, dança das cadeiras, o chefinho mandou, estátua,
A história da serpente, corrida do Jornal, Toalha no Varal, Telefone sem fio.
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Jogos
e Brincadeiras: Dono da rua, O gavião e os pintinhos, A salada, Pesque a
Bola, A família dos Animais; Buscar a sua Dupla
|
|
Ø
|
Ø
| |
Jogos
e Brincadeiras: Mãe Corrente; Nome com Movimento: Quem falta? Pata, Pato, Oca;
Corrida do Revezamento; Saltar Arcos; Pega o Rabo; Passe Rápido; Corrida das
Assinaturas; Corrida de amarrar e desamarrar; Bola por baixo da Corda.
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Jogos
Integrados (matemática): Segure a bola; Toca do lobo; Perna de pau; Pé de
gigante; Mamãe posso ir? Combinados.
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Jogos
matemáticos: Tire a sorte e Jogo das Laranjas - Associação quantidade X
quantidade
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Jogos utilizando os crachás ou a ficha com os
nomes: bingo, quebra-cabeça e pareamento.
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Lista com nomes das crianças da classe
|
|
|
Ø
|
|
Lista com nomes das crianças da classe –
Atividade: Fazendo a chamada
|
|
|
Ø
|
|
Lista com nomes das crianças da classe –
Atividade: Separando nomes de meninas e meninos.
|
|
|
Ø
|
|
Listas de palavras que comecem com a inicial do
seu nome, dos colegas e do professor.
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Memorizar parlendas ou pequenos poemas.
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Modelagem
com massa plástica
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Mostrar gravuras, fotografias, pedindo que criem
histórias.
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Movimentos corporais: sob o comando do professor,
movimentar diversas partes do corpo: braço, perna, cabeça etc.
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Músicas
de ordem de comando.
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Músicas
relacionadas à Rotina
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Observar sons do próprio corpo (tossir, gritar,
rir, bater os pés, bater as mãos, etc.)
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Ouvir histórias, comentar a parte de que mais gostou;
fazer dramatizações com máscaras, fantoches, mímicas, imitar a voz
personagens, de animais.
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Passeio pela Escola:
conhecimento do espaço físico, das pessoas que atuam e das outras classes.
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Pedir a cada criança que fale o seu nome
completo, endereço, bairro, telefone.
|
|
|
Ø
|
|
Pintura, modelagem e desenho com fundo musical.
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Produção de desenhos no chão com giz colorido e
em papel pardo, com lápis de cera.
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Produções com pinturas a dedo, pincéis, rolos,
esponja, escova, cotonetes, etc.
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Recontar pequenas histórias ou contar uma notícia
que viu na televisão ou no jornal.
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Recortar ou rasgar de revistas ou jornais
palavras que comecem iguais à inicial do nome.
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Registro
e construção do nome
|
|
Ø
|
Ø
|
|
Rodas Cantadas
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Trazer de casa os seus brinquedos para a “Hora do
Brinquedo”. Espalhar os objetos e brinquedos pela sala e deixar que brinquem
à vontade.
|
Ø
|
Ø
|
Ø
|
|
Verificação
do tempo
|
|
Ø
|
Ø
|
14 de jan. de 2013
Período de Adaptação-Sugestões de atividades-Profª Gr@ç@-02/2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE VC ESTÁ ACHANDO DO MEU BLOG...
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM!!!
OBRIGADA!!!