28 de out. de 2013

TO FAMOSSSAAAA!!!!!!


 4ª feira, 16 de Outubro de 2013





Exibir Notícias

Dia do Professor: 
alfabetizadores descrevem a emoção de apresentar as primeiras letras à garotada
14/10/2013

Semco/Lucas Calazans 
mestra                                                                                                                              
A alfabetizadora Maria das Graças de Sousa diz que criança alfabetizada é como um raio de sol a mais em sua vida
























O Dia do Professor, comemorado na próxima terça-feira (15), convida a refletir sobre a importância desse profissional para o desenvolvimento e formação da população. A rede municipal de educação de Cariacica conta, atualmente, com 3368 professores. Destes, 960 são os chamados alfabetizadores, com um papel fundamental: apresentar às crianças as primeiras letras. São eles que dão o início a um processo de conhecimento que segue pela vida afora. Histórias positivas e experiências inesquecíveis não faltam pois a atuação desses mestres é marcante na vida de seus ex-alunos. E eles são lembrados mesmo depois que aqueles meninos e meninas que se esforçavam para segurar o lápis e assinar o nome se transformam em adultos atuando em inúmeras profissões.

Este é o caso da professora Maria das Graças Sant’Anna de Sousa, 50 anos. Lecionando há 22 no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pedro Vieira da Silva, no bairro São Geraldo, como alfabetizadora da turma de seis anos, a professora se orgulha de ter encontrado diversos ex-alunos que, hoje, são homens e mulheres exercendo suas profissões. “Outro dia, fui ao banco e me deparei com uma ex-aluna. Ela veio até mim, disse que fui sua primeira professora e agradeceu muito pelos meus ensinamentos em sua vida. Hoje, ela é advogada. Sinto-me realizada profissionalmente com isso. Mesmo quando alguns não exercem a profissão que desejam, mas se tornam pessoas boas e não desviam do caminho certo, isso me deixa feliz”, comentou.

Maria teve muitas dificuldades até realizar seu grande desejo de ser professora. Aos 15 anos, quando decidiu lecionar, engravidou e se casou. Num primeiro momento, o marido preferia que ela não trabalhasse. Mas, com persistência, ela o convenceu. Doze anos depois de casada, voltou à escola e fez o antigo magistério. Antes de terminar o curso, que durava três anos, tentou o primeiro concurso de Cariacica para a educação e passou.

“Foi um momento bem turbulento pra mim: meu marido estava bem doente e eu, grávida do segundo filho. Mas meu sonho estava se concretizando. Ingressei no Cmei Pedro Vieira onde estou até hoje, faltando apenas três anos para me aposentar”, contabiliza. Dedicada, ela não atua somente no horário das aulas. “Sou professora 24 horas pois preparo atividades em casa porque adoro criar para acompanhar o nível de cada estudante. Quando uma criança começa a ler é como se um raio de sol a mais brilhasse pra mim”, comparou. Para Maria, atuar na educação se resume em uma frase: “Ser professora é ter amor”.
educar
A colega de Maria, Marilene Vicencia Franco, 50, também é alfabetizadora. Atua com crianças da pré-escola. Desde 1987 é professora e leciona no Cmei Pedro Vieira. A proximidade da aposentadoria já faz aumentar a saudade da sala de aula, principalmente, pelo efeito positivo provocado nas crianças que vai além do simplesmente saber ler e escrever. “Ser professora é saber que contribuímos para a formação da cidadania desses pequenos”, analisa.


A diretora da unidade, Jessi Paiva, 46 anos, também é professora alfabetizadora e também divide essas emoções. Atuou em sala por 12 anos e ressalta que essa experiência deveria estar no currículo de todo diretor de colégio. “O trabalho do professor é excepcional na vida de qualquer pessoa. O desenvolvimento da criança começa em casa, sua continuidade é na escola. Se cada diretor fosse, primeiro, um professor, o entendimento e a valorização acerca dos educadores seria maior”, diferencia. “Em nossa escola, eu me sinto realizada por meio dos professores que temos. Eles desenvolvem atividades bem diferenciadas com os estudantes”, contou.

O Cmei Pedro Vieira conta com cinco alfabetizadoras para atender 168 crianças. E, para motivar ainda mais a participação dos alunos, bimestralmente, as professoras comemoram os aniversariantes do mês com uma festinha pra lá de animada. Com direito a música, brincadeiras, cama elástica, bolo e muita diversão, os pequenos aproveitam a fase de desenvolvimento para se divertir e aprender as primeiras palavras. Tudo acompanhado de perto pelas professoras, figuras importantíssimas no crescimento de cada um.

Saiba mais

Número de professores em Cariacica
A rede municipal conta com 960 professores alfabetizadores e 2.408 do ensino fundamental. Ao todo, são 41 Centros de Educação Infantil (Cmeis) com 10.644 alunos matriculados e 62 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) com 31.778 alunos. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), há 3.141 alunos.

Origem da data
A origem do Dia do Professor remonta ao Brasil Império. O imperador D. Pedro I baixou um decreto, em 15 de outubro de 1827, criando o ensino elementar em todo o país. Todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter as suas “escolas de primeiras letras”. Mas somente 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE VC ESTÁ ACHANDO DO MEU BLOG...
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM!!!
OBRIGADA!!!