28 de ago de 2018

CHAPEUZINHOS COLORIDOS- SD




PROJETO LITERATURA E ALFABETIZAÇÃO
 CHAPEUZINHOS COLORIDOS
(José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta
Ilustração: Marília Pirillo)

AUTORES: PROFª MARIA DAS GRAÇAS SANT’ANNA DE SOUSA
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.


INTRODUÇÃO:
Assumindo como objetivo principal nas turmas de 1º  do Ensino Fundamental a ação de alfabetizar  e  letrar, com  vista à integração  na  vida social, essa proposta de trabalho foi organizada com os seguintes componentes do processo de ensino e aprendizagem:
•Desenvolvimento da linguagem falada;
•Apropriação do sistema de escrita;
•Compreensão e valorização da cultura escrita;
•Leitura;
Propomos também, a produção de um texto coletivo que será construído através da participação dos alunos contribuindo para a construção de uma música para o lobo e a criação de uma chapeuzinho cuja cor será escolhida por votação dentre as cores propostas e que também terá uma música texto criada coletivamente
Essa produção coletiva irá se transformar em um pequeno livro para os alunos, porque, conforme descrito nas proposições curriculares “a escrita de textos pode acontecer antes  mesmo  da   conquista  do princípio  alfabético,  porque  a  produção  escrita  pode  contribuir  para essa  conquista  e porque  a elaboração  de  textos  escritos  favorece  o desenvolvimento das capacidades relativas à textualidade.”

DESENVOLVIMENTO:
Antes de iniciar a contação das histórias do livro fizemos uma breve relação com a
história  da  “Chapeuzinho   Vermelho”,   devido   a   semelhança   do   título   e   imagens   da capa. Após relembrar fatos marcantes do clássico “Chapeuzinho Vermelho”, iniciamos a leitura dos textos.
Como o livro possui seis histórias diferentes, combinamos de ler uma história por semana.
A leitura seria feita pela professora, em seguida, seriam apresentadas as imagens da mesma para apreciação e discussão do texto lido.
Serão realizadas atividades diversas de construção da base alfabética com as músicas cantadas por cada personagem das histórias.

OBJETIVOS:
Compreensão e produção de textos orais
Capacidades básicas:
• Compreender textos orais de diferentes gêneros, em diferentes situações comunicativas.
• Produzir textos orais de diferentes gêneros, com adequação à situação comunicativa.
Ouvir com compreensão a leitura de obras literárias (letra de canção, poema, história, conto de fada, lenda, fábula etc.).
Participar das interações orais em sala de aula, com liberdade, desenvoltura e polidez, ouvindo os outros e aguardando sua vez de falar.
Recontar oralmente histórias ouvidas ou lidas.
Expressar, oralmente, com clareza, a compreensão de textos orais ouvidos e lidos.
Apropriação do sistema de escrita
Capacidade básica:
Compreender a natureza alfabético-ortográfica da escrita da Língua Portuguesa.
Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da língua portuguesa.
Compreender a função de segmentação dos espaços em branco.
Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras etc.
Conhecer e identificar as letras do alfabeto.
Leitura
Capacidades básicas:
Ler e compreender textos de diferentes gêneros textuais.
Posicionar-se criticamente diante de textos lidos.
Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.
Ler obras literárias com gosto e compreensão.
Reconhecer palavras globalmente.
Decodificar palavras.
Antecipar conteúdos de textos a serem lidos,  a partir do suporte, do gênero, do contexto de circulação, de conhecimentos prévios sobre o tema ou do título.
Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo de passagens diversas do texto que está sendo lido.
Produção de textos escritos
Capacidade básica:
Produzir textos de gêneros variados, adequados aos objetivos comunicativos, ao interlocutor, ao contexto e ao suporte de circulação.

AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá no final de cada atividade realizada ao longo do projeto.
Esse trabalho contribuiu para a aquisição e apropriação de conhecimentos que favorecem as aprendizagens, tanto na escrita, quanto na segmentação, leitura autônoma e interpretação, bem como nos conceitos matemáticos, assim como nos outros direitos necessários a esta fase dos alunos.

REFERÊNCIAS:

Ler e Escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador-2ºano/Secretaria da Ed., FDE, Sonia de G. Jorge... (outros); adaptação do Material original, Claudia R. Aratangy, Rosalina S. R. De Vasconcelos, Ivânia P. Almeida. SP: FDE, 2014.
Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa:Educação Estatística/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.-Brasília: MEC,SEB,2014.
Torero, José R. Pimenta, Marcus A. Chapeuzinhos Coloridos. RJ: Objetiva, 2010.