28 de ago. de 2018

SEQUÊNCIA DIDÁTICA "A GIRAFA E O MEDE-PALMO"


SEQUÊNCIA DIDÁTICA "A GIRAFA E O MEDE-PALMO"



TEMA: A GIRAFA E O MEDE-PALMOS
TURMA: 1º ano C
PERÍODO: Duas semanas (10 dias)

DIREITOS GERAIS:

CIENCIAS
ü Identificar a diversidade de animais e as características que garantem sua sobrevivência nos diversos ambientes.
ü Comparar diferentes animais com relação à alimentação, locomoção, reprodução e ao habitat.

PORTUGUÊS
ü  Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos.
ü  Apreciar e compreender textos do universo literário (contos, fábulas, crônicas, poemas, dentre outros), levando se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura.

MATEMÁTICA
ü  NÚMEROS E OPERAÇÕES - Identificar os números em diferentes contextos e funções; utilizar diferentes estratégias para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. Elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas e multiplicativas utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas e palavras.
ü  GRANDEZAS E MEDIDAS - Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida adequado com compreensão do processo de medição e das características do instrumento escolhido. Fazer estimativas; reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil.
ü  TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO - Ler, interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes configurações (do tipo: anúncios, gráficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na comunicação, agindo de forma efetiva na realidade em que vive. Formular questões, coletar, organizar, classificar e construir representações próprias para a comunicação de dados coletados.


EIXOS:
PORTUGUÊS

 Leitura
ü  Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos;
ü  Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças;
ü  Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente;

Produção de texto

ü  Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba.
ü  Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceito linguístico, dentre outros).
ü  

Oralidade
ü  Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
ü  Analisar a pertinência e a consistência de textos orais
ü  Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção;
ü  Relacionar fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
ü  Valorizar os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais;

MATEMÁTICA

Números e operações
ü  Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram em suas diferentes funções: indicador de quantidade de elementos de uma coleção discreta (cardinalidade); medida de grandezas (2 quilos, 3 dias, etc); indicador de posição (número ordinal); e código (número de telefone, placa de carro, etc);
ü  Identificar posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor;

Grandezas e medidas
ü  Selecionar e utilizar instrumentos de medida apropriados à grandeza a ser medida (por exemplo: tempo, comprimento, massa, capacidade), com compreensão do processo de medição e das características do instrumento escolhido;
ü  Fazer e utilizar estimativas de medida de tempo e comprimento.


Tratamento da informação
ü  Ler, interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes configurações (do tipo: anúncio, gráficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na comunicação, agindo de forma efetiva na realidade em que vive;
ü  Interpretar e elaborar listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada, gráfico de barras para comunicar a informação obtida, identificando diferentes categorias.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
ü  Português;
ü  Matemática;
ü Ciências

CONTEÚDOS ABORDADOS:
ü  Leitura e interpretação;
ü  Oralidade em grupo;
ü  Produção textual;
ü  Números ordinais;
ü  Sequência e ordem;
ü  Tabelas e gráficos;

ü  Medidas de comprimento (palmo)

LIVRO: A GIRAFA E O MEDE PALMO

Apresentação em Power Point do livro A Girafa e o Mede Palmo, primeiramente realizado de forma coletiva com a utilização do data show.
https://drive.google.com/open?id=1Na7tq1mzm5aGHcbKdLtf4d29oGQGhX3AhEdj27rC7GY


Explanação e promoção de questionamentos sobre a utilização das medidas não convencionais proposta pelo livro, seguido da apresentação de um instrumento de medida convencional: a régua, a fita métrica e a trena.

Apresentação dos animais presentes na história, bem como, de algumas características e curiosidades de cada um.

Promoção de resolução de situações problemas do campo aditivo (adição e subtração) com os animais presentes na história. 


Escrita de lista do nome dos animais com a contagem da quantidade de letras e sílabas.

Levantamento de dados e construção de gráfico de barras do animal preferido de cada aluno. 

Ordenação de forma sequenciada da chegada de cada animal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE VC ESTÁ ACHANDO DO MEU BLOG...
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM!!!
OBRIGADA!!!