Direitos de Aprendizagem de Matemática
O ensino da Matemática, assim como o dos demais
componentes curriculares, é previsto na Lei 9.394/96, que estabelece as
diretrizes e bases da educação nacional. No artigo 32, por exemplo, é proposto
que é necessário garantir “o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo
como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo”. Para
tal domínio, diferentes conhecimentos e capacidades devem ser apropriados pelas
crianças.
Os documentos curriculares elaborados, sobretudo,
pelas secretarias de educação, definem os princípios gerais do trabalho
pedagógico e as concepções acerca dos objetos de ensino. Em muitos desses
documentos, são estabelecidos alguns direitos de aprendizagem fundamentais.
Desse modo, não pretendemos apresentar, nos quadros a seguir, um currículo
único para o ensino de Matemática nos três primeiros anos do ensino
fundamental. Apenas apontamos, a partir de diferentes documentos, como os
Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil, Parâmetros
Curriculares Nacionais e propostas curriculares de secretarias estaduais e
municipais de educação, o que compreendemos como principais direitos de
aprendizagem das crianças nestes anos de escolaridade, com a finalidade de
estabelecer o debate acerca de como se constitui o ensino da Matemática no
ciclo de alfabetização. Não somos exaustivos nesta empreitada, há certamente,
outros direitos de aprendizagem relacionados a esta área de conhecimento.
O ensino de Matemática, de acordo com
documentos oficiais brasileiros, está organizado em quatro campos (blocos ou
eixos): números e operações; espaço e forma (geometria, pensamento geométrico);
grandezas e medidas e; tratamento da informação (estatística). Os conhecimentos
relativos a estes campos não devem ser trabalhados na escola de modo
fragmentado, deve haver articulação entre eles. Também não serão esgotados em
um único momento da escolaridade, mas pensados numa perspectiva em espiral, ou
seja, os temas são retomados e ampliados ao longo dos anos de escolarização. Assim, a maioria destes direitos de
aprendizagem deverá ser abordada nos anos 1, 2 e 3, sem ainda ser consolidados,
pois continuarão a ser retomados e ampliados em todo ensino fundamental.
Direitos Gerais de Aprendizagem:
Síntese
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Ano 1
|
Ano 2
|
Ano 3
|
NÚMEROS E OPERAÇÕES - IDENTIFICAR OS NÚMEROS EM DIFERENTES CONTEXTOS E
FUNÇÕES; UTILIZAR DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA QUANTIFICAR, COMPARAR E
COMUNICAR QUANTIDADES DE ELEMENTOS DE UMA COLEÇÃO, NAS BRINCADEIRAS E EM
SITUAÇÕES NAS QUAIS AS CRIANÇAS RECONHEÇAM SUA NECESSIDADE. ELABORAR E
RESOLVER PROBLEMAS DE ESTRUTURAS ADITIVAS E MULTIPLICATIVAS UTILIZANDO
ESTRATÉGIAS PRÓPRIAS COMO DESENHOS, DECOMPOSIÇÕES NUMÉRICAS E PALAVRAS.
|
I
|
A
|
A
|
GEOMETRIA - EXPLICITAR E/OU REPRESENTAR
INFORMALMENTE A POSIÇÃO DE PESSOAS E OBJETOS, DIMENSIONAR ESPAÇOS, UTILIZANDO
VOCABULÁRIO PERTINENTE NOS JOGOS, NAS BRINCADEIRAS E NAS DIVERSAS SITUAÇÕES
NAS QUAIS AS CRIANÇAS CONSIDERAREM NECESSÁRIO ESSA AÇÃO, POR MEIO DE
DESENHOS, CROQUIS, PLANTAS BAIXAS, MAPAS E MAQUETES, DESENVOLVENDO NOÇÕES DE
TAMANHO, DE LATERALIDADE, DE LOCALIZAÇÃO, DE DIRECIONAMENTO, DE SENTIDO E DE
VISTAS. DESCREVER, COMPARAR E CLASSIFICAR VERBALMENTE FIGURAS PLANAS OU
ESPACIAIS POR CARACTERÍSTICAS COMUNS, MESMO QUE APRESENTADAS EM DIFERENTES
DISPOSIÇÕES (POR TRANSLAÇÃO, ROTAÇÃO OU REFLEXÃO), DESCREVENDO A
TRANSFORMAÇÃO COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS.
|
I
|
A
|
A
|
GRANDEZAS E MEDIDAS - COMPARAR GRANDEZAS DE MESMA NATUREZA, POR MEIO DE
ESTRATÉGIAS PESSOAIS E USO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA ADEQUADO COM COMPREENSÃO
DO PROCESSO DE MEDIÇÃO E DAS CARACTERÍSTICAS DO INSTRUMENTO ESCOLHIDO. FAZER
ESTIMATIVAS; RECONHECER CÉDULAS E MOEDAS QUE CIRCULAM NO BRASIL.
|
I
|
A
|
A
|
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO - LER, INTERPRETAR E TRANSPOR INFORMAÇÕES EM
DIVERSAS SITUAÇÕES E DIFERENTES CONFIGURAÇÕES (DO TIPO: ANÚNCIOS, GRÁFICOS,
TABELAS, PROPAGANDAS), UTILIZANDO-AS NA COMPREENSÃO DE FENÔMENOS SOCIAIS E NA
COMUNICAÇÃO, AGINDO DE FORMA EFETIVA NA REALIDADE EM QUE VIVE. FORMULAR
QUESTÕES, COLETAR, ORGANIZAR, CLASSIFICAR E CONSTRUIR REPRESENTAÇÕES PRÓPRIAS
PARA A COMUNICAÇÃO DE DADOS COLETADOS.
|
I
|
A
|
A
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I – Introduzir; A – Aprofundar; C – Consolidar
Números e
Operações
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Ano 1
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Ano 2
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Ano 3
|
IDENTIFICAR
NÚMEROS NOS DIFERENTES CONTEXTOS EM QUE SE ENCONTRAM, EM SUAS DIFERENTES
FUNÇÕES: INDICADOR DA QUANTIDADE DE ELEMENTOS DE UMA COLEÇÃO DISCRETA
(CARDINALIDADE); MEDIDA DE GRANDEZAS (2 QUILOS, 3 DIAS, ETC); INDICADOR DE
POSIÇÃO (NÚMERO ORDINAL); E CÓDIGO (NÚMERO DE TELEFONE, PLACA DE CARRO,
ETC.).
|
I
|
A
|
C
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UTILIZAR
DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA QUANTIFICAR E COMUNICAR QUANTIDADES DE ELEMENTOS
DE UMA COLEÇÃO, NAS BRINCADEIRAS E EM SITUAÇÕES NAS QUAIS AS CRIANÇAS
RECONHEÇAM SUA NECESSIDADE: CONTAGEM ORAL, PAREAMENTO, ESTIMATIVA E
CORRESPONDÊNCIA DE AGRUPAMENTOS; COMUNICAR QUANTIDADES, UTILIZANDO A
LINGUAGEM ORAL, A NOTAÇÃO NUMÉRICA E/OU REGISTROS NÃO CONVENCIONAIS.
|
I
|
A
|
C
|
ASSOCIAR A
DENOMINAÇÃO DO NÚMERO A SUA RESPECTIVA REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA.
|
I/A
|
C
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|
IDENTIFICAR
POSIÇÃO DE UM OBJETO OU NÚMERO NUMA SÉRIE, EXPLICITANDO A NOÇÃO DE SUCESSOR E
ANTECESSOR.
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I/A
|
C
|
|
COMPARAR
OU ORDENAR QUANTIDADES POR CONTAGEM; PELA FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES SOBRE A
GRANDEZA NUMÉRICA, PELA IDENTIFICAÇÃO DA QUANTIDADE DE ALGARISMOS E DA
POSIÇÃO OCUPADA POR ELES NA ESCRITA NUMÉRICA.
|
I
|
A
|
C
|
CONTAR EM
ESCALAS ASCENDENTES E DESCENDENTES DE UM EM UM, DE DOIS EM DOIS, DE CINCO EM
CINCO, DE DEZ EM DEZ, ETC., A PARTIR DE QUALQUER NÚMERO DADO.
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I/A
|
C
|
|
IDENTIFICAR
REGULARIDADES NA SÉRIE NUMÉRICA PARA NOMEAR, LER E ESCREVER NÚMEROS MENOS
FREQUENTES.
|
I
|
A
|
C
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UTILIZAR
CALCULADORA PARA PRODUZIR E COMPARAR ESCRITAS NUMÉRICAS.
|
|
A
|
C
|
RESOLVER E
ELABORAR PROBLEMAS COM OS SIGNIFICADOS DE JUNTAR, ACRESCENTAR QUANTIDADES,
SEPARAR E RETIRAR QUANTIDADES, UTILIZANDO ESTRATÉGIAS PRÓPRIAS COMO DESENHOS,
DECOMPOSIÇÕES NUMÉRICAS E PALAVRAS.
|
I
|
A
|
C
|
RECONHECER
FRAÇÕES UNITÁRIAS USUAIS (UM MEIO, UM TERÇO, UM QUARTO E UM DÉCIMO) DE
QUANTIDADES CONTÍNUAS E DISCRETAS EM SITUAÇÃO DE CONTEXTO FAMILIAR, SEM
RECURSO À REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA.
|
|
I
|
|
RECONHECER
TERMOS COMO DÚZIA E MEIA DÚZIA; DEZENA E MEIA DEZENA; CENTENA E MEIA CENTENA,
ASSOCIANDO-OS ÀS SUAS RESPECTIVAS QUANTIDADES.
|
I
|
A
|
A
|
RESOLVER E
ELABORAR PROBLEMAS ADITIVOS ENVOLVENDO OS SIGNIFICADOS DE JUNTAR E
ACRESCENTAR QUANTIDADES, SEPARAR E RETIRAR QUANTIDADES, COMPARAR E COMPLETAR
QUANTIDADES, EM SITUAÇÕES DE CONTEXTO FAMILIAR E UTILIZANDO O CÁLCULO MENTAL
OU OUTRAS ESTRATÉGIAS PESSOAIS.
|
I
|
A
|
C
|
RESOLVER E
ELABORAR PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO EM LINGUAGEM VERBAL (COM O SUPORTE DE
IMAGENS OU MATERIAIS DE MANIPULAÇÃO), ENVOLVENDO AS IDEIAS DE ADIÇÃO DE
PARCELAS IGUAIS, ELEMENTOS APRESENTADOS EM DISPOSIÇÃO RETANGULAR,
PROPORCIONALIDADE E COMBINATÓRIA.
|
I
|
A
|
A
|
RESOLVER E
ELABORAR PROBLEMAS DE DIVISÃO EM LINGUAGEM VERBAL (COM O SUPORTE DE IMAGENS
OU MATERIAIS DE MANIPULAÇÃO), ENVOLVENDO AS IDEIAS DE REPARTIR UMA COLEÇÃO EM
PARTES IGUAIS E A DETERMINAÇÃO DE QUANTAS VEZES UMA QUANTIDADE CABE EM OUTRA.
|
I
|
A
|
A
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I – INTRODUZIR; A – APROFUNDAR; C –
CONSOLIDAR
GEOMETRIA
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ANO 1
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ANO 2
|
ANO 3
|
EXPLICITAR
E/OU REPRESENTAR INFORMALMENTE A POSIÇÃO DE PESSOAS E OBJETOS, DIMENSIONAR
ESPAÇOS, UTILIZANDO VOCABULÁRIO PERTINENTE NOS JOGOS, NAS BRINCADEIRAS E NAS
DIVERSAS SITUAÇÕES NAS QUAIS AS CRIANÇAS CONSIDERAREM NECESSÁRIO ESSA AÇÃO,
POR MEIO DE DESENHOS, CROQUIS, PLANTAS BAIXAS, MAPAS E MAQUETES,
DESENVOLVENDO NOÇÕES DE TAMANHO, DE LATERALIDADE, DE LOCALIZAÇÃO, DE
DIRECIONAMENTO, DE SENTIDO E DE VISTAS.
|
I
|
A
|
C
|
ESTABELECER COMPARAÇÕES ENTRE OBJETOS DO
ESPAÇO FÍSICO E OBJETOS GEOMÉTRICOS — ESFÉRICOS, CILÍNDRICOS, CÔNICOS,
CÚBICOS, PIRAMIDAIS, PRISMÁTICOS — SEM USO OBRIGATÓRIO DE NOMENCLATURA.
|
|
I
|
A
|
PERCEBER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE
CUBOS E QUADRADOS, PARALELEPÍPEDOS E RETÂNGULOS, PIRÂMIDES E TRIÂNGULOS,
ESFERAS E CÍRCULOS.
|
|
I
|
A
|
CONSTRUIR E REPRESENTAR FORMAS
GEOMÉTRICAS PLANAS, RECONHECENDO E DESCREVENDO INFORMALMENTE CARACTERÍSTICAS
COMO NÚMERO DE LADOS E DE VÉRTICES.
|
|
I
|
A
|
DESCREVER, COMPARAR E CLASSIFICAR
VERBALMENTE FIGURAS PLANAS OU ESPACIAIS POR CARACTERÍSTICAS COMUNS, MESMO QUE
APRESENTADAS EM DIFERENTES DISPOSIÇÕES (POR TRANSLAÇÃO, ROTAÇÃO OU REFLEXÃO),
DESCREVENDO A TRANSFORMAÇÃO COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS.
|
I
|
A
|
C
|
USAR ROTAÇÃO, REFLEXÃO E TRANSLAÇÃO PARA
CRIAR COMPOSIÇÕES (POR EXEMPLO: MOSAICOS OU FAIXAS DECORATIVAS, UTILIZANDO
MALHAS QUADRICULADAS).
|
I
|
A
|
C
|
DESCREVER E CLASSIFICAR FIGURAS ESPACIAIS
IGUAIS (CONGRUENTES), APRESENTADAS EM DIFERENTES DISPOSIÇÕES, NOMEANDO-AS
(CUBO, BLOCO RETANGULAR OU PARALELEPÍPEDO, PIRÂMIDE, CILINDRO E CONE).
|
|
I
|
A
|
IDENTIFICAR E DESCREVER A LOCALIZAÇÃO E A
MOVIMENTAÇÃO DE OBJETOS NO ESPAÇO, IDENTIFICANDO MUDANÇAS DE DIREÇÕES E
CONSIDERANDO MAIS DE UM REFERENCIAL.
|
I
|
A
|
C
|
I – INTRODUZIR; A – APROFUNDAR; C – CONSOLIDAR
GRANDEZAS E MEDIDAS
|
ANO 1
|
ANO 2
|
ANO 3
|
COMPARAR COMPRIMENTO DE DOIS OU MAIS
OBJETOS POR COMPARAÇÃO DIRETA (SEM O USO DE UNIDADES DE MEDIDAS
CONVENCIONAIS) PARA IDENTIFICAR: MAIOR, MENOR, IGUAL, MAIS ALTO, MAIS BAIXO,
MAIS COMPRIDO, MAIS CURTO, MAIS GROSSO, MAIS FINO, MAIS LARGO, ETC.
|
I
|
A/C
|
|
COMPARAR GRANDEZAS DE MESMA NATUREZA, POR
MEIO DE ESTRATÉGIAS PESSOAIS E USO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA CONHECIDOS —
FITA MÉTRICA, BALANÇA, RECIPIENTES DE UM LITRO, ETC.
|
I
|
A/C
|
|
SELECIONAR E UTILIZAR INSTRUMENTOS DE
MEDIDA APROPRIADOS À GRANDEZA A SER MEDIDA (POR EXEMPLO: TEMPO, COMPRIMENTO,
MASSA, CAPACIDADE), COM COMPREENSÃO DO PROCESSO DE MEDIÇÃO E DAS
CARACTERÍSTICAS DO INSTRUMENTO ESCOLHIDO.
|
I
|
A
|
C
|
IDENTIFICAR ORDEM DE EVENTOS EM
PROGRAMAÇÕES DIÁRIAS, USANDO PALAVRAS COMO: ANTES, DEPOIS.
|
I/A/C
|
|
|
IDENTIFICAR UNIDADES DE TEMPO — DIA,
SEMANA, MÊS, BIMESTRE, SEMESTRE, ANO — E UTILIZAR CALENDÁRIOS.
|
I
|
C
|
|
RELAÇÃO ENTRE UNIDADES DE TEMPO — DIA,
SEMANA, MÊS, BIMESTRE, SEMESTRE, ANO.
|
I
|
A
|
C
|
LEITURA DE HORAS, COMPARANDO RELÓGIOS
DIGITAIS E DE PONTEIROS.
|
I
|
A/C
|
|
FAZER E UTILIZAR ESTIMATIVAS DE MEDIDA DE
TEMPO E COMPRIMENTO.
|
I
|
A/C
|
|
COMPARAR INTUITIVAMENTE CAPACIDADES DE
RECIPIENTES DE DIFERENTES FORMAS E TAMANHOS.
|
I
|
A/C
|
|
IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS NECESSÁRIOS
PARA COMUNICAR O RESULTADO DE UMA MEDIÇÃO E PRODUÇÃO DE ESCRITAS QUE
REPRESENTEM ESSA MEDIÇÃO.
|
I
|
A
|
C
|
RECONHECER CÉDULAS E MOEDAS QUE CIRCULAM
NO BRASIL E DE POSSÍVEIS TROCAS ENTRE CÉDULAS E MOEDAS EM FUNÇÃO DE SEUS
VALORES EM EXPERIÊNCIAS COM DINHEIRO EM BRINCADEIRAS OU EM SITUAÇÕES DE
INTERESSE DAS CRIANÇAS.
|
I
|
A
|
C
|
I – INTRODUZIR; A – APROFUNDAR; C – CONSOLIDAR
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
|
ANO 1
|
ANO 2
|
ANO 3
|
LER, INTERPRETAR E TRANSPOR INFORMAÇÕES
EM DIVERSAS SITUAÇÕES E DIFERENTES CONFIGURAÇÕES (DO TIPO: ANÚNCIOS,
GRÁFICOS, TABELAS, PROPAGANDAS), UTILIZANDO-AS NA COMPREENSÃO DE FENÔMENOS
SOCIAIS E NA COMUNICAÇÃO, AGINDO DE FORMA EFETIVA NA REALIDADE EM QUE VIVE.
|
I
|
A
|
C
|
FORMULAR QUESTÕES SOBRE ASPECTOS
FAMILIARES QUE GEREM PESQUISAS E OBSERVAÇÕES PARA COLETAR DADOS QUANTITATIVOS
E QUALITATIVOS.
|
I
|
A
|
A
|
COLETAR, ORGANIZAR, CLASSIFICAR, ORDENAR
E CONSTRUIR REPRESENTAÇÕES PRÓPRIAS PARA A COMUNICAÇÃO DE DADOS COLETADOS.
|
I
|
A
|
A
|
INTERPRETAR E ELABORAR LISTAS, TABELAS
SIMPLES, TABELAS DE DUPLA ENTRADA, GRÁFICO DE BARRAS PARA COMUNICAR A
INFORMAÇÃO OBTIDA, IDENTIFICANDO DIFERENTES CATEGORIAS.
|
|
I
|
A
|
PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS A PARTIR DA
INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS E TABELAS.
|
|
I
|
A
|
RESOLVER E ELABORAR PROBLEMA A PARTIR DAS
INFORMAÇÕES DE UM GRÁFICO.
|
|
I
|
A
|
I – INTRODUZIR; A – APROFUNDAR; C – CONSOLIDAR
PNAIC - DIREITOS DE APRENDIZAGEM -
LP
|
COMPREENDER E PRODUZIR TEXTOS ORAIS
E ESCRITOS DE DIFERENTES GÊNEROS, VEICULADOS EM SUPORTES TEXTUAIS DIVERSOS, E
PARA ATENDER A DIFERENTES PROPÓSITOS COMUNICATIVOS, CONSIDERANDO AS CONDIÇÕES
EM QUE OS DISCURSOS SÃO CRIADOS E RECEBIDOS.
|
APRECIAR E COMPREENDER TEXTOS DO
UNIVERSO LITERÁRIO (CONTOS, FÁBULAS,
CRÔNICAS, POEMAS, DENTRE
OUTROS) , LEVANDO EM CONTA OS FENÔMENOS DE FRUIÇÃO ESTÉTICA, DE IMAGINAÇÃO E
DE LIRISMO, ASSIM COMO OS MÚLTIPLOS SENTIDOS QUE O LEITOR PODE PRODUZIR
DURANTE A LEITURA.
|
APRECIAR E USAR EM SITUAÇÕES
SIGNIFICATIVAS OS GÊNEROS LITERÁRIOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA INFÂNCIA, COMO
PARLENDAS, CANTIGAS, TRAVA LÍNGUAS.
|
COMPREENDER E PRODUZIR TEXTOS
DESTINADOS À ORGANIZAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO SABER ESCOLAR/CIENTÍFICO (TEXTOS
DIDÁTICOS, NOTAS DE ENCICLOPÉDIA, VERBETES, RESUMOS, RESENHAS, DENTRE OUTROS)
E À ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR (AGENDAS, CRONOGRAMAS,
CALENDÁRIOS, CADERNOS DE NOTAS...).
|
PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE LEITURA/ESCUTA
E PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA DE TEXTOS DESTINADOS À REFLEXÃO E DISCUSSÃO ACERCA
DE TEMAS SOCIAIS RELEVANTES (NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS DE OPINIÃO,
CARTAS DE LEITORES, DEBATES, DOCUMENTÁRIOS...).
|
PRODUZIR E COMPREENDER TEXTOS ORAIS
E ESCRITOS COM FINALIDADES VOLTADAS PARA A REFLEXÃO SOBRE VALORES E
COMPORTAMENTOS SOCIAIS, PLANEJANDO E PARTICIPANDO DE SITUAÇÕES DE COMBATE AOS
PRECONCEITOS E ATITUDES DISCRIMINATÓRIAS (PRECONCEITO RACIAL, DE GÊNERO,
PRECONCEITO A GRUPOS SEXUAIS, PRECONCEITO LINGUÍSTICO, DENTRE OUTROS).
|
LP - ORALIDADE
|
ANO 1
|
ANO 2
|
ANO 3
|
PARTICIPAR DE SITUAÇÕES ORAIS EM SALA DE AULA, QUESTIONANDO, SUGERINDO,
ARGUMENTANDO E RESPEITANDO OS TURNOS DE FALA.
|
I / A
|
A / C
|
C
|
ESCUTAR COM ATENÇÃO TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS, SOBRETUDO OS MAIS
FORMAIS, COMUNS EM SITUAÇÕES PÚBLICAS, ANALISANDO-OS CRITICAMENTE.
|
I / A
|
A / C
|
A / C
|
PLANEJAR INTERVENÇÕES ORAIS EM SITUAÇÕES PÚBLICAS: EXPOSIÇÃO ORAL,
DEBATE, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA.
|
I
|
A / C
|
C
|
PODUZIR TEXTOS ORAIS DE DIFERENTES GÊNEROS, COM DIFERENTES PROPÓSITOS,
SOBRETUDO OS MAIS FORMAIS COMUNS EM INSTÂNCIAS PÚBLICAS (DEBATE, ENTREVISTA,
EXPOSIÇAÕ, NOTÍCIA, PROPAGANDA, RELATO DE EXPERIÊNCIAS ORAIS, DENTRE OUTROS).
|
I
|
I / A
|
A / C
|
ANALISAR A PERTINÊNCIA E A CONSISTÊNCIA DE TEXTOS ORAIS, CONSIDERANDO
AS FINALIDADES E CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS.
|
I
|
A
|
A / C
|
RECONHECER A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA, VALORIZANDO AS DIFERENÇAS
CULTURAIS ENTRE VARIEDADES REGIONAIS, SOCIAIS, DE FAIXA ETÁRIA, DE GÊNERO
DENTRE OUTRAS.
|
I
|
A
|
A / C
|
RELACIONAR FALA E ESCRITA, TENDO
EM VISTA A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA, AS VARIANTES LINGUÍSTICAS E OS
DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS.
|
I
|
A
|
C
|
VALORIZAR OS TEXTOS DE TRADIÇÃO ORAL, RECONHECENDO-OS COMO
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.
|
I / A / C
|
A / C
|
A / C
|
LP - PRODUÇÃO DE
TEXTOS ESCRITOS
|
ANO 1
|
ANO 2
|
ANO 3
|
PLANEJAR A ESCRITA
DE TEXTOS CONSIDERANDO O
CONTEXTO DE PRODUÇÃO:ORGANIZAR ROTEIROS,PLANOS GERAIS PARA ATENDER A
DIFERENTES FINALIDADES,COM AJUDA DE ESCRIBA.
|
I / A
|
A / C
|
A /C
|
PLANEJAR A ESCRITA DE TEXTOS CONSIDERANDO O CONTEXTO DE PRODUÇÃO:
ORGANIZAR ROTEIROS, PANOS GERAIS PARA ATENDER A DIFERENTES FINALIDADES, COM
AUTONOMIA.
|
I
|
A
|
A / C
|
PRODUZIR TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS, ATENDENDO A DIFERENTES
FINALIDADES, POR MEIO DE ATIVIDADE DE UM ESCRIBA.
|
I / A
|
A / C
|
C
|
PRODUZIR TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS COM AUTONOMIA, ATENDENDO A
DIFERENTES FINALIDADES.
|
I
|
I / A
|
A / C
|
GERAR E ORGANIZAR O CONTEÚDO TEXTUAL, ESTRUTURANDO OS PERÍODOS E
UTILIZANDO RECURSOS COESIVOS PARA ARTICULAR IDÉIAS E FATOS.
|
I
|
I / A
|
A / C
|
ORGANIZAR O TEXTO, DIVIDINDO-O EM
TÓPICOS E PARÁGRAFOS.
|
|
I
|
A / C
|
PONTUAR OS TEXTOS, FAVORECENDO A
COMPREENSÃO DO LEITOR.
|
|
I
|
A / C
|
UTILIZAR VOCABULÁRIO DIVERSIFICADO E ADEQUADO AO GÊNERO E ÀS
FINALIDADES PROPOSTAS.
|
I /A
|
A / C
|
A / C
|
REVISAR COLETIVAMENTE OS TEXTOS DURANTE O PROCESSO DE ESCRITA EM QUE O
PROFESSOR É ESCRIBA, RETOMANDO AS PARTES JÁ ESCRITAS E PLANEJANDO OS TRECHOS
SEGUINTES.
|
I / A
|
A
|
A / C
|
REVISAR AUTONOMAMENTE OS TEXTOS
DURANTE O PROCESSO DE ESCRITA, RETOMANDO AS PARTES JÁ ESCRITAS E PLANEJANDO
OSS TRECHOS SEGUINTES.
|
|
I / A
|
A / C
|
REVISAR OS TEXTOS APÓS DIFERENTES
VERSÕES, REESCREVENDO-OS DE MODO A APERFEIÇOAR AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS.
|
|
I
|
A
|
LP - ANÁLISE LINGUÍSTICA - 1
|
ANO 1
|
ANO 2
|
ANO 3
|
ESCREVER O PRÓPRIO NOME
|
I / A / C
|
|
|
RECONHECER E NOMEAR AS LETRAS DO ALFABETO
|
I / A / C
|
|
|
DIFERENCIAR LETRAS DE NÚMEROS E OUTROS SÍMBOLOS.
|
I / A / C
|
|
|
CONHECER A ORDEM ALFABÉTICA E SEUS USOS EM DIFERENTES GÊNEROS.
|
I / A / C
|
|
|
RECONHECER DIFERENTES TIPOS DE LETRAS EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS E
SUPORTES TEXTUAIS.
|
I / A
|
A / C
|
|
USAR DIFERENTES TIPOS DE LETRAS EM SITUAÇÕES DE ESCRITA DE PALAVRAS E
TEXTOS.
|
I
|
A
|
C
|
COMPREENDER QUE PALAVRAS DIFERENTES COMPARTILHAM CERTAS LETRAS.
|
I / A / C
|
|
|
PERCEBER QUE PALAVRAS DIFERENTES VARIAM QUANTO AO NÚMERO, REPERTÓRIO E
ORDEM DAS LETRAS.
|
I /A / C
|
|
|
SEGMENTAR ORALMENTE AS SÍLABAS DE PALAVRAS E COMPARAR AS PALAVRAS
QUANTO AO TAMANHO.
|
I /A / C
|
|
|
IDENTIFICAR SEMELHANÇAS SONORAS EM SÍLABAS QUE RIMAM.
|
I /A / C
|
|
|
RECONHECER QUE AS SÍLABAS VARIAM QUANTO ÀS SUAS COMPOSIÇÕES.
|
I /A / C
|
|
|
PERCEBER QUE AS VOGAIS ESTÃO PRESENTES EM TODAS AS SÍLABAS.
|
I /A / C
|
|
|
LER, AJUSTANDO A PAUTA SONORA AO ESCRITO.
|
I /A / C
|
|
|
DOMINAR AS CORRESPONDÊNCIAS ENTRE LETRAS OU GRUPO DE LETRAS E SEU VALOR
SONORO, DE MODO A LER PALAVRAS E TEXTOS.
|
I / A
|
A / C
|
C
|
DOMINAR AS CORRESPONDÊNCIAS ENTRE LETRAS OU GRUPO DE LETRAS E SEU VALOR
SONORO, DE MODO A ESCREVER PALAVRAS E TEXTOS.
|
I / A
|
A / C
|
C
|
LP - ANÁLISE LINGUÍSTICA - 2
|
ANO 1
|
ANO 2
|
ANO 3
|
ANALISAR
A ADEQUAÇÃO DE UM TEXTO (LIDO, ESCRITO OU ESCUTADO) AOS INTERLOCUTORES E À
FORMALIDADE DO CONTEXTO AO QUAL SE DESTINA.
|
I / A
|
A / C
|
A / C
|
CONHECER
E USAR DIFERENTES SUPORTES TEXTUAIS, TENDO EM VISTA SUAS CARACTERÍSTICAS:
FINALIDADES, ESFERA DE CIRCULAÇÃO, TEMA, FORMA DE COMPOSIÇÃO, ESTILO, ETC.
|
I / A /
C
|
A / C
|
C
|
RECONHECER
GÊNEROS TEXTUAIS E SEUS CONTEXTOS DE PRODUÇÃO.
|
I / A / C
|
I / A / C
|
I / A / C
|
CONHECER
E USAR PALAVRAS OU EXPRESSÕES QUE
ESTABELECEM A COESÃO COMO: PROGRESSÃO DO TEMPO, MARCAÇÃO DO ESPAÇO E RELAÇÕES
DE CAUSALIDADES.
|
I
|
A
|
A / C
|
CONHECER
E USAR PALAVRAS OU EXPRESSÕES QUE
RETOMAM COESIVAMENTE O QUE JÁ FOI ESCRITO(PRONOMES PESSOAIS, SINÔNIMOS E
EQUIVALENTES).
|
I
|
A
|
A / C
|
USAR
ADEQUADAMENTE A CONCORDÂNCIA E
RECONHECER VIOLAÇÕES DE CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL.
|
|
I
|
A / C
|
CONHECER
E FAZER USO DAS GRAFIAS DE PALAVRAS COM CORRESPONDÊNCIAS REGULARES DIRETAS
ENTER LETRAS E FONEMAS ( P, B, T, D, F, V).
|
I / A
|
A
|
C
|
CONHECER
E FAZER USO DAS GRAFIAS DE PALAVRAS COM CORRESPONDÊNCIAS REGULARES
CONTEXTUAIS ENTRE LETRAS OU GRUPO DE LETRAS E SEU VALOR SONORO ( C/QU; G/GU;
R/RR; AS/SO/SU EM INÍCIO DE PALAVRAS; JA/JO/JU; Z INICIAL; O OU U/E OU I EM
SÍLABA FINAL; M OU N NASALIZANDO FINAL DE SÍLABA; NH; Ã E ÃO EM FINAL DE SUBSTANTIVOS
E ADJETIVOS.
|
|
I
|
A / C
|
CONHECER
E FAZER USO DE PALAVRAS COM CORRESPONDÊNCIAS IRREGULARES, MAS DE USO
FREQUENTE.
|
|
I
|
A
|
SABER
USAR O DICIONÁRIO, COMPREENDENDO SUA FUNÇÃO E ORGANIZAÇÃO.
|
|
I
|
A / C
|
SABER
PROCURAR NO DICIONÁRIO A GRAFIA CORRETA DAS PALAVRAS.
|
|
I
|
A / C
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IDENTIFICAR
E FAZER USO DE LETRA MAIÚSCULA E MINÚSCULA NOS TEXTOS PRODUZIDOS, SEGUNDO AS
CONVENÇÕES.
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I
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A
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C
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PONTUAR
O TEXTO.
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I
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A / C
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RECONHECER
DIFERENTES VARIANTES DE REGISTRO DE ACORDO COM OS GÊNEROS E SITUAÇÕES DE USO.
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I
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A
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C
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SEGMENTAR
PALAVRAS EM TEXTOS.
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I
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A / C
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C
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